Mais que adornos de gala, os trajes carregam consigo memória, identidade e o labor de gerações. É com esse sentimento que a 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho (Fecouva) apresenta uma novidade. Pela primeira vez, os vestidos das candidatas ao trio de soberanas foram criados por uma integrante da própria corte: a princesa Giovana Andreazza, que, ao lado da mãe, Salete, transformou tradição em arte e desenhou os trajes que darão brilho à eleição de 2026.
As peças serão reveladas ao público no dia 13 de setembro, durante a escolha da rainha e das princesas, no Grêmio Esportivo de Otávio Rocha. Vestindo os modelos inéditos estarão as candidatas Fernanda Zini, Jhenifer Dullius Turra, Karina Calgaro, Maísa Molon e Tainara Molon, cada uma representando uma cor distinta.
Inspirados nas vindimeiras e nas imigrantes italianas, os vestidos misturam símbolos e sentimentos. O decote remete aos lenços das colonizadoras; o avental, presente no dia a dia das famílias, ganhou bordados de uvas e morangos, ícones da festa; a saia volumosa simboliza garra e imponência, enquanto mangas e gola leves traduzem delicadeza. Os detalhes dourados e o cinto resgatam os 60 anos da Fecouva.
O trabalho foi coletivo. Os bordados foram confeccionados por Vilma Perini Silvestre e os crochês por Irma Gaio Bombardelli, reforçando o vínculo da festa com o artesanato local. Após a apresentação dos trajes, o público conhecerá a nova corte da Fecouva 2026. A noite de eleição terá animação da banda Farina Brothers.
Os ingressos estão à venda por R$ 80 por pessoa (mesas de 10 lugares) e podem ser adquiridos com as próprias candidatas ou, para áreas neutras, pelo telefone (54) 98422-2457, com Gabriela.