Por entre as pedras do tempo e a emoção das memórias sagradas, um grupo de voluntários em Flores da Cunha, a cada ano, revive os últimos passos de Jesus. No palco da fé, encenam não apenas uma história conhecida, mas um convite ao silêncio interior, à transformação e à esperança. A programação conta com tríduo pascal de Quinta-feira Santa (17) a Sábado de Aleluia (19) e Santa Missa no domingo de Páscoa (20).
Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, os preparativos da Semana Santa começaram em novembro e foram intensificados nos últimos dois meses, com encontros semanais de mais de 50 voluntários.
O momento mais esperado é a encenação da Paixão de Cristo, que será na sexta-feira (18), nos Pavilhões do Parque da Vindima Eloy Kunz, às 18h.
— Mesmo sabendo que é uma encenação, sabemos que aconteceu aquilo, então é uma situação um pouco difícil de ver Jesus sendo crucificado. Como cristão isso remete a algo muito grande — reflete Fabiano Eberle, coordenador das encenações da Paixão de Cristo.
A trama ganha novos contornos ano após ano.
— Procuramos levar para as pessoas para que elas entendam que o verdadeiro significado da Páscoa não é ganhar chocolates, mas sim o amor de Jesus, o que ele fez por nós e pela humanidade. Sempre tentamos trazer novidades para não ficar maçante. A história não tem como mudar, mas mudamos momentos, trocamos personagens, vamos remodelando para que fique um espetáculo que possa remeter isso às pessoas e elas possam entender — destaca o coordenador.
Quem também acompanha de perto todo o movimento é o frei Vandrigo Zacchi, que destaca que a programação da Semana Santa começou com força já no Domingo de Ramos. As celebrações foram pensadas para diferentes públicos: crianças, jovens e toda a comunidade, sempre com foco na preparação interior.
— (É um) olhar mais de preparação interior nesta Semana Santa, que é uma semana que olhamos como um grande retiro no centro da nossa fé. A fé cristã se baseia sempre na morte e ressureição de Jesus, então é o centro — destaca o frei.
Programação da Semana Santa
Quinta-feira Santa (17)
- 19h- Celebração do Lava-pés (Igreja Matriz)
Sexta-feira Santa (18)
- 8h30- Via-Sacra (Igreja Matriz)
- 9h- Bênção da macela e ervas medicinais (Igreja Matriz)
- 18h- Celebração da Paixão de Cristo (Parque da Vindima Eloy Kunz)
Sábado de Aleluia (19)
- 18h- Missa da Ressurreição (Igreja Matriz)
Domingo de Páscoa (20)
- 9h e 18h- Santa Missa (Igreja Matriz)