Antes mesmo de o dia começar, muitas pessoas já estão imersas em prazos e compromissos, com rotinas que raramente permitem pausar e refletir sobre a direção que está sendo tomada. Contudo, Giovanni Mattiello, palestrante há mais de 15 anos, acredita que ainda há tempo para frear a correria e reencontrar aquilo que nos torna únicos.
É com essa proposta que ele chega ao Salão Paroquial de Flores da Cunha no dia 8 de agosto, uma sexta-feira, para ministrar a palestra “Valores Humanos”, às 19h30min. Doutor em Teologia e músico, Mattiello conta que nunca buscou ser palestrante, a missão chegou por acaso.
— Eu surgi como palestrante a partir do meu envolvimento com a Igreja. E, principalmente, por causa da música. Então, foi a música que me levou a ser palestrante, porque eu cantava em alguns eventos, e eu gostava sempre de falar algumas coisas também quando cantava. Então, nunca, de fato, procurei talvez ser palestrante, mas foram coisas que foram chegando — relembra.
Mattiello une seu conhecimento e suas experiências de vida para criar palestras que fogem do formato conhecido. Ele aposta em canções intercaladas a conversas francas sobre escolhas, empatia e a essência do ser humano.
— Nós temos a possibilidade de discernir, de escolher, essa possibilidade de ser. E é preciso despertar em nós essa ideia de retornar ao humano, ou seja, de cumprirmos com a nossa missão, nosso dever. A consciência da finitude é um passo para reconhecer que nós somos seres humanos frágeis. E essa fragilidade importa — reflete o palestrante.
O evento é gratuito, aberto à comunidade e terá duração de 1 hora e 30 minutos. Martiello destaca que será uma oportunidade ímpar de autoconhecimento para aqueles que desejam explorar suas emoções.
— Mais do que estar presente, é preciso ser presença. De certa forma, as palestras buscam fazer a pessoa vibrar em um lugar mais bonito para que possamos tirar as nossas energias e forças para seguir adiante. Que possamos criar um momento de bastante estudo, de aprofundamento, mas também de autocuidado. Esse é o objetivo. Pode ter a certeza de que quem for vai se sentir bem — convida.
“Celebrar a Semana da Família”
A vinda do palestrante a Terra do Galo faz parte da programação da Semana da Família, momento especial para a comunidade refletir sobre os laços familiares e a vivência da fé dentro do lar.
De acordo com Frei Jadir Segala, que coordena a ação junto de uma equipe formada por lideranças dos serviços da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a escolha de Mattiello e do tema foi pensada cuidadosamente.
— Nós queremos celebrar a Semana da Família unindo as nossas famílias em torno dessa palestra. E nada melhor do que o Giovanni, um pai de família que trabalha muito bem a importância da família. Hoje precisamos recuperar muitos valores que a sociedade tem tirado de dentro da nossa família. Valores que são importantes para o crescimento do ser humano, para nos tornarmos pessoas mais focadas, pessoas equilibradas, e acima de tudo pessoas de fé — reforça o frei.