A data registrou um crescimento global de 1,6%, valor abaixo da expectativa
O Papai Noel florense foi generoso com os setores de alimentação, farmácia, utilidades domésticas e óticas. É o que aponta uma pesquisa interna da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) sobre as vendas do Natal. A data registrou um crescimento global de 1,6% — abaixo da expectativa de aumento de 10% nas vendas.
O formulário online foi desenvolvido pela CDL para ter mais detalhes sobre o setor e o comportamento do consumidor florense em dezembro. Mais de 30 empresas responderam voluntariamente aos questionamentos.
— Na pesquisa realizada pela CDL Flores da Cunha, quando comparamos com o ano anterior, notamos um crescimento global de 1,6%, bem longe da expectativa que estava em torno de 10%. Enquanto setores como o de farmácia e supermercados cresceram bastante, outros setores como vestuário e calçados tiveram uma desaceleração significativa. Por isso, é importante avaliar o desempenho das vendas por segmento – explica Jásser Panizzon, presidente da CDL.
Panizzon observa que o setor de veículos, peças e motocicletas também chamou a atenção, muito impulsionado pela euforia com o mercado de veículos elétricos, mas reforça que as famílias, de modo geral, preferiram investir em itens prioritários dentro do orçamento.
Esse reflexo foi sentido pela Franshop Especiarias, das irmãs Cristina Francescatto, 55, e Mirian Rizzotto, 54. A loja registrou um aumento de 10% nas vendas em comparação ao Natal de 2023.
— Acredito que esse crescimento veio pelo fato de os valores serem mais em conta. Aqui as pessoas conseguem encontrar várias opções, como cestas, caixas de chocolates e vinhos. Desde um presente de valor menor até um de maior preço. No Natal, vendemos bastante panetones, espumantes, cestas e muitos mimos com café, chás e tábuas de churrasco. Além da variedade, temos uma preocupação em personalizar o presente conforme o público-alvo – esclarece Cristina.
A sócia-proprietária notou que, neste ano, o ticket médio gasto foi maior — em torno dos R$ 200, enquanto em 2023 foi de R$ 120. O movimento foi tanto que houve dias em que Cristina trabalhou das 6h à 1h, um reflexo também da dificuldade em encontrar funcionários que queiram trabalhar no comércio, sobretudo no final do ano.
— No dia 24 de dezembro não tínhamos mais nenhuma cesta montada na loja. Foi muito bom mesmo — comemora Cristina.
Aumento de 30% na Tudo em Grãos
Quem também teve razões para celebrar é a Tudo em Grãos Flores da Cunha, administrada por Júlia Brandalise Dondé, 29. A loja de produtos naturais apresentou um crescimento de 30% em relação a 2023.
— A preocupação com questões relacionadas à saúde é uma tendência. Depois que as pessoas sentem os benefícios da alimentação saudável, transformam em um hábito que dificilmente será deixado de lado.
Júlia revela que os principais itens comercializados foram os que envolvem a preparação das ceias, como uva passa, frutas cristalizadas, damasco e castanhas, além de cestas para presentear.
— Ficamos felizes em fazer parte dessa mudança no estilo de vida das pessoas. Nos motiva a buscar sempre novidades e produtos de qualidade — conclui a empresária.