Inovação e conexão com o futuro foram os pilares da segunda edição do Hélice Conecta, realizada na quinta-feira (24), no Centro Empresarial de Flores da Cunha. Com o propósito de fomentar a cultura da inovação na Serra gaúcha, o evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre representantes do poder público, empresários e líderes do ecossistema de inovação. Promovido pelo Instituto Hélice, a programação contou com painéis que trouxeram experiências reais de transformação nos negócios e nas cidades, além de momentos de integração e networking.
“Inovar no dia a dia”
A abertura oficial foi feita pelo prefeito César Ulian, que destacou os desafios e a importância de inovar, inclusive nas rotinas mais simples da gestão pública.
— A gente por vezes, mesmo em processos simples do dia a dia, para darmos passos inovadores, passamos por grandes desafios. A inovação é importante para que nós possamos estar atraindo cada vez mais empresas que estão iniciando nesse desafio e que estão em busca de soluções para seus problemas — disse.
“Arte e inovação”
O primeiro painel da tarde, “Transformando negócios através da inovação”, trouxe relatos inspiradores de quem já está aplicando a inovação na prática. Daiane Argenta, diretora-executiva da vinícola Luiz Argenta, falou sobre como a arte se tornou aliada da inovação no tradicional mercado do vinho.
— Sempre fui uma apreciadora de arte. O setor vitivinícola é um setor milenar, é um setor muito conservador, muito tradicional e para sair do tradicional nesse setor é muito complexo. A Argenta seguiu um caminho diferente. Nós ousamos nas garrafas ao utilizarmos garrafas que não eram para vinho — relatou.
“Sustentabilidade estratégica”
Já Morgana Vígolo, engenheira ambiental do grupo Florense, compartilhou como a empresa está estruturando seu projeto ESG de forma estratégica e coerente.
— Estamos organizando um relatório de sustentabilidade prévio para as partes interessadas internas, com o intuito que no futuro possamos compartilhar com todos um relatório de sustentabilidade. Estamos estruturando o projeto com muita coerência e inovação — afirmou.
“Flores da Cunha inovadora”
No segundo painel, “A comunidade na construção do futuro das cidades”, o foco foi a inovação pública. Rafael Bechelin, diretor executivo da Gov.Up, reforçou o papel das prefeituras como protagonistas da transformação nos territórios.
— Nossa missão é acelerar as prefeituras a liderarem o futuro, tornando-se pilares de inovação e transformação. Juntos, faremos das cidades o centro da inovação e da prosperidade.
— Flores está olhando para a inovação. Em 2023, A Terra do Galo aprovou sua lei de inovação. A legislação determina os rumos do município e isso é importantíssimo — completou.
O evento também serviu de palco para a apresentação da terceira edição do Inova FC, que já tem data marcada: 18 de setembro. A iniciativa visa seguir mobilizando o ecossistema e conectando ainda mais atores locais ao movimento de inovação.