O acendimento da Centelha do Fogo Simbólico da Pátria reuniu autoridades, estudantes e representantes de instituições de Flores da Cunha na manhã desta quinta-feira (21), na Prefeitura. A tradição, que integra as celebrações cívicas do país, permanece na Terra do Galo até o Desfile de 7 de setembro.
A edição de 2025 destaca nacionalmente Dom Pedro II, Imperador do Brasil, como referência histórica em educação, ciência e diplomacia. Regionalmente, a homenagem é aos 120 anos do Grêmio Náutico União, clube com longa trajetória no esporte, na cultura e no associativismo gaúcho.
O prefeito César Ulian comentou sobre a importância do evento para a comunidade:
— Aqui celebramos nosso amor à pátria e o cuidado com tudo que nos pertence. É um momento de reacender a chama do patriotismo dentro de cada um de nós, valorizando nosso município, nossas escolas e nossos clubes.
Ele também ressaltou a presença das crianças e estudantes:
— Fizemos questão de ter uma representação dos nossos alunos para que eles possam acreditar no grande potencial que temos. Que possamos sempre cuidar do ambiente onde vivemos e honrar as cores das bandeiras municipal, estadual e nacional. É importante que cada um faça a sua parte, dentro da família, da escola, do município e do país, preservando os valores que fortalecem a sociedade — disse.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Marcio Rech, do comandante do Eixo do Vale, Iran Roberto Soares Cohen, vereadores e representantes da Subsecretaria de Cultura, responsável pela organização da cerimônia. Estudantes da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves participaram ativamente, reforçando a transmissão dos valores cívicos para as novas gerações.