Flores da Cunha realizará a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a Conferência será realizada no auditório do Centro de Convivência Intergeracional Frei Salvador, a ação ocorre nesta quarta-feira (11), às 09h. Na mesma data também está prevista a 8ª Conferência Municipal de Saúde, às 18h30min, na Câmara de Vereadores.
A programação inclui palestra, mesas de debate e grupos de trabalho que proporcionarão um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva entre profissionais, usuários e gestores.
— A conferência é um momento fundamental para refletirmos sobre os avanços e desafios da política de assistência social. É o espaço em que os usuários, os trabalhadores do SUAS e a sociedade civil podem contribuir para o fortalecimento das ações no município — convida a secretária de Desenvolvimento Social, Michelle Lusa.
Saúde integral na 8ª Conferência Municipal
A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Flores da Cunha ocorre na próxima quarta-feira (11). O tema central será “Estilo de vida e saúde: um olhar além da balança” e à frente do debate estará o professor doutor Clayton Luiz Dornelles Macedo.
O encontro ocorrerá na Câmara de Vereadores, a partir das 18h30min. A iniciativa é do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, entende a conferência como um espaço fundamental para refletir e construir junto com a comunidade políticas públicas humanas e efetivas.
— Propomos um debate para além dos números e do peso corporal. Vamos falar de saúde integral, física, emocional e social, considerando os múltiplos fatores que impactam o bem-estar das pessoas. É um convite à escuta, à participação e ao compromisso coletivo com uma saúde mais inclusiva, preventiva e acolhedora — destaca.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alcides Fontana, reforça a importância da iniciativa.
— A conferência é o principal espaço democrático de diálogo entre gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS. É aqui que podemos ouvir as pessoas e, juntos, encontrar caminhos para fortalecer ainda mais a saúde em Flores da Cunha — reforça.
Conheça o palestrante
Macedo é médico endocrinologista, com doutorado em Endocrinologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – onde também se especializou em Medicina do Esporte. Atualmente, coordena o Núcleo de Endocrinologia do Exercício no Serviço de Medicina do Esporte da UNIFESP, atuando na integração entre saúde metabólica e atividade física. É também diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), contribuindo ativamente para o avanço da área no Brasil.