Início » Flores da Cunha está em expectativa para receber o segundo Festival Melhores Vinhos

Flores da Cunha está em expectativa para receber o segundo Festival Melhores Vinhos

O evento, com entrada e estacionamento gratuitos, contará com atividades para toda a família
Estreia em 2024 teve repercussão positiva e momentos de confraternização entre a comunidade (Foto: Klisman Oliveira/ Arquivo O Florense)

Um dos cartões-postais da Terra do Galo, o Parque da Vindima Eloy Kunz prepara-se para ser cenário de muitos brindes e bons momentos no segundo Festival Melhores Vinhos de Flores da Cunha, nos dias 15 e 16 (sábado e domingo).

O evento, que tem entrada e estacionamento gratuitos, propõe atividades para toda a família. Além da degustação, as atrações incluem música de bandas locais e regionais e uma área kids para as crianças aproveitarem.

— A gastronomia foi ampliada, além dos rótulos de vinhos, espumantes e sucos, o público poderá degustar pratos típicos da região, como o menarosto, e contará com ampla oferta de opções para adultos e crianças. A estrutura do festival está mais robusta, reunindo um número maior de vinícolas e ampliando os espaços de convivência — aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni.

A ampliação do horário, das 10h às 21h, faz parte do amadurecimento da proposta do festival.

— O evento assume com mais clareza a proposta de proporcionar uma verdadeira experiência aos turistas, com ambiente ao ar livre, integração com a paisagem e maior tempo de permanência no local — destaca Mignoni.

A expectativa é que esta segunda edição do Festival Melhores Vinhos proporcione ao público uma experiência ainda mais envolvente e prazerosa.

— Queremos que cada visitante vivencie o melhor da cultura e da produção vitivinícola de Flores da Cunha, em um ambiente pensado para celebrar os sabores, a hospitalidade e a alegria que marcam nosso município — prospecta o secretário, ao mesmo tempo em que enfatiza a quantidade de vinícolas envolvidas, que neste ano chega a 30 (no ano passado foram 27).

Como na edição anterior, o público poderá levar suas taças de casa para o evento, ou, se preferir, adquirir na hora.

“Valoriza de uma forma tão bonita o vinho e a gastronomia local”

Uma das empresas que será novidade neste segundo festival é a Vinhos Benedetti, que participa do concurso Melhores Vinhos de Flores da Cunha desde a primeira edição.

— No ano anterior houve uma mudança na proposta do evento e o concurso acabou não acontecendo, assim surgiu o primeiro Festival Melhores Vinhos. Nós acabamos não participando por uma falha de comunicação, mas isso nos deu a oportunidade de ir ao festival como visitantes e foi muito bom ter essa visão que não nos deixou dúvidas de que queríamos, sim, participar de um evento que valoriza de uma forma tão bonita o vinho e a gastronomia local — avalia o diretor da vinícola, Ígor Benedetti, 45 anos.

O enólogo também sublinha que a Vinhos Benedetti vai levar um lançamento para o estande no Parque da Vindima.

— Abrangemos uma diversificada linha de produtos que inclui vinhos, espumantes e sucos produzidos por uvas cultivadas na propriedade da vinícola. Para o festival, estaremos lançando dois vinhos na classificação demi-sec das uvas Bordô e Rosé e são opções bem interessantes para pessoas que estão iniciando e descobrindo o mundo dos vinhos — destaca Benedetti.

Quem também está se organizando para levar novidades ao festival é a Casa Venturini Vinhos e Espumantes.

— Estaremos com o nosso Sauvignon Blanc Le Bateleur Safra 2025, vinho este que será lançado agora no início de novembro. Também teremos um novo lote do nosso espumante Vivere Brut, produto que ganhou medalha de ouro no Concurso do Espumante Brasileiro há cerca de um mês — adianta a diretora da vinícola, Denise Venturini, 57 anos.

Denise considera positiva a experiência que teve em 2024, durante a primeira edição do evento, para ela a iniciativa trouxe visibilidade da marca e um bom número de garrafas vendidas.

— Foram comercializados, na sua maioria, vinhos brancos e rosés leves e refrescantes, muito provavelmente pelo clima agradável dos dias que o evento foi feito, assim como espumantes — analisa a diretora, que acredita que o horário estendido atrairá um maior número de pessoas a circular pelo festival este ano.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta