No Pequeno Paraíso Italiano, o mês de julho ganha um sabor especial. Mais do que época de inverno, é tempo de reconhecer quem faz a vida acontecer todos os dias: o colono e o motorista. Gente que planta, colhe, transporta e conecta. Que acorda cedo, enfrenta o barro, o sol ou o asfalto, sempre com a mesma entrega.
São esses trabalhadores que, com força e fé, constroem os caminhos do interior. E é em homenagem a eles que a Festa do Colono e do Motorista se tornou tão tradicional. Em Nova Pádua, as atividades ocorrem desde o início do mês, contudo é neste final de semana que inicia em 25 de julho, dia do padroeiro São Cristóvão, que a celebração chega ao seu ponto alto e convida todos à praça.
A sexta-feira (25) começa com o Dia de Campo na propriedade do produtor Domingos Menegat, no Travessão Curuzu. A partir das 13h, o técnico em agropecuária Érike Folmer, especialista na cultura do morango, conduzirá uma série de orientações práticas, desde o preparo do solo e plantio até os cuidados necessários para uma colheita de qualidade.
Também durante o dia, ocorre o Encontro da Bela Idade e do Projeto Bel Viver, no Salão Paroquial. A programação inclui palestra, baile e um animado café da tarde.
Bênção na Igreja Matriz
O domingo (27), reserva o momento mais simbólico da programação. Às 9h, será celebrada a missa em homenagem ao colono e ao motorista, na Igreja Matriz, com a participação do Coral Santa Cecília. Em seguida, ocorre o tradicional desfile e bênção de tratores e caminhões, reunindo centenas de trabalhadores e famílias em frente à Praça Central.
Na sequência, o Salão Paroquial recebe o almoço típico, seguido pelo show da Banda Porto do Som, às 14h30, encerrando a festa com música e animação.
Durante todo o dia, a Praça Central estará repleta de atividades para todas as idades, como feira de agronegócios, exposição de carros antigos, brinquedos infláveis, venda de produtos coloniais, brincadeiras tradicionais, descida de rapel no campanário e passeio de Vespa.
Ao longo do mês, a Festa do Colono e do Motorista também contou com ações voltadas à preservação ambiental, saúde, cultura e integração entre gerações. Com mais de 20 dias de atividades, o evento apresentou o compromisso de Nova Pádua com suas raízes, valorizando os saberes do campo e a importância de quem faz da estrada um elo com o futuro.
O que dizem os paduenses:
“Dia do Colono e do Motorista é um dia muito especial. Assim como eu, muitos são colonos em Nova Pádua. É das mãos calejadas dessa gente que todo dia sai o alimento para todos nós. O colono e o motorista, são, sem dúvida, pessoas que merecem toda a felicidade do mundo. Sem essas pessoas não podemos viver!”.
Gilnei Smiderle, agricultor
“O Dia do Colono e Motorista tem um significado muito especial, pois representa a força e a dedicação do povo paduense, que constrói, dia após dia, uma comunidade forte, unida e cheia de valores, com muito esforço, trabalho, humildade e coragem. Em Nova Pádua, essa data vai além de uma simples comemoração, é um momento de orgulho, de lembrar nossas origens, nossa ligação com a terra e com a estrada”.
Andreza Marostica, empreendedora
“Nossos colonos e motoristas representam valores essenciais para vivermos em comunidade. Com esforço e coragem cultivam a terra, transportam riquezas e contribuem diariamente para o fortalecimento e crescimento do nosso município. Expresso meu reconhecimento, respeito e agradecimento”.
Aline Marin, Princesa da 15ª Feprocol
Confira a programação:
Sexta-feira (25)
Dia de Campo, na propriedade de Domingos Menegat
Encontro da Bela Idade e do Projeto Bel Viver, no Salão Paroquial
Domingo (27)
9h: Missa em homenagem ao Colono e Motorista com Coral Santa Cecília, na Igreja Matriz
10h30: Desfile e bênção de tratores e caminhões
12h: Almoço no Salão Paroquial
14h30: Show com a Banda Porto do Som
Durante o dia na Praça Central:
Feira de agronegócios
Descida de rapel no campanário
Brinquedos infláveis
Venda de produtos coloniais
Brincadeiras coloniais
Exposição de carros antigos
Passeio de Vespa
Mateada e brindes com a Rádio Solaris