Entre os tantos atrativos de Flores da Cunha, o jornalista Luciano Potter destacou a história do galo e a Fenavindima na websérie “A Serra é o nosso lugar”, promovida pela Unimed Serra Gaúcha. Como a duração dos vídeos era de apenas três minutos, o comunicador optou pelo suspense e deixou o convite:
— A cidade do galo, uma história deliciosa que mostra muito de Flores da Cunha. Bom humor! Aliás, o galo é mascote da cidade da Fenavindima até hoje. Quer saber mais dessa história? Não perca a próxima Fenavindima, que tem até encenação da história do galo — narra na peça publicitária, que teve pré-lançamento em evento em Caxias do Sul na semana passada.
A campanha será divulgada para todo o estado pela RBS TV a partir desta semana. Também poderá ser compartilhada nas redes sociais, onde será divulgada na íntegra gratuitamente. Uma grande exposição proporcionada pela Unimed.
O turista que ficar interessado na Fenavindima terá que recorrer a internet para se programar e descobrir que a maior festa de Flores da Cunha ocorreu em 2024 e que a próxima será… quando será a próxima mesmo?
A resposta da inteligência artificial do Google é que “a informação sobre a próxima edição ainda não está disponível”. Claro, os florenses sabem da tradição e que a Fenavindima é realizada a cada quatro anos, ou seja, será em 2028. Contudo, para o novo turista que se pretende atrair, falta esta informação oficial em fácil acesso.
Entretanto, mais do que esta informação online, o debate deve ser sobre este hiato de quatro anos — muito longo para o potencial turístico de Flores da Cunha. O desperdício desta exposição gratuita proporcionada pela Unimed é só mais um sintoma. É sabido que já há pedidos, conversas e estudos para mudar a Fenavindima — em março, no último encontro do Trade Turístico, o tema foi destacado pelo palestrante Rodrigo Ricieri. Contudo, até uma decisão, mais oportunidades serão perdidas.
“A Serra é nosso lugar”
Para a websérie, foram mais de 60 horas de gravação nas 17 cidades. Embarcado na Kombi da Unimed Serra Gaúcha, o jornalista e influenciador digital Luciano Potter leva os espectadores a conhecerem pontos turísticos, histórias e curiosidades pela região.
O lançamento do primeiro dos oito episódios ocorreu no último sábado (26), nos canais oficiais da Unimed Serra Gaúcha, no YouTube, Instagram e no Facebook. Os seguinte serão lançados semanalmente, aos sábados, até 14 de junho.
O episódio de Flores da Cunha será lançado no aniversário do município, em 17 de maio.
- 26 de abril – Caxias do Sul
- 3 de maio – São Marcos e Antônio Prado
- 10 de maio – Farroupilha e Nova Roma do Sul
- 17 de maio – Flores da Cunha e Nova Pádua
- 24 de maio – Bento Gonçalves e Pinto Bandeira
- 31 de maio – Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Garibaldi e Boa Vista do Sul
- 7 de junho – Monte Belo do Sul e Santa Tereza
- 14 de junho – Nova Petrópolis e Picada Café