Movidos pelo desejo coletivo de continuar fortalecendo o setor cultural local, a Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (Apac) elegeu sua nova diretoria para o biênio 2024-2026. A assembleia ocorreu na manhã do último sábado (19) e foi marcada pela presença ativa dos associados, que reconduziram o produtor cultural e músico, Felipe Corso, à presidência da entidade, desta vez ao lado do vice-presidente Leonardo de Oliveira.
A nova gestão assume o compromisso de ampliar a participação da classe artística nas decisões da entidade, aprimorar os canais de comunicação, oferecer formação continuada e fomentar o surgimento de novos talentos em diversas linguagens: do teatro à literatura, da dança à música, das artes visuais à produção cultural.
Entre as metas anunciadas estão a implantação de um sistema de identificação dos associados; a criação de comissões por áreas artísticas; um calendário anual de ações formativas e eventos, que visa fomentar a participação dos associados e, ao mesmo tempo, ampliar o público da cultura local.
– Queremos oferecer um espaço cultural em que as pessoas se sintam pertencentes, algo que hoje ainda é bastante carente – destaca Corso, dando início à sua segunda gestão consecutiva.
Também há a proposta de criação de uma nova categoria de Sócio Apoiador, abrindo espaço para que a comunidade, empresas e cidadãos que acreditam na força da cultura possam contribuir com a Apac.
– O principal foco nesta gestão é realizar mais atividades, e que elas sejam pensadas a partir das comissões artísticas, que vamos estruturar nas próximas semanas – enfatiza o presidente.
O produtor cultural e músico aponta como desafio dessa nova gestão ampliar a assiduidade dos associados.
– Vamos trabalhar para que as comissões debatam os assuntos de cada linguagem artística, fortalecendo a escuta e a fruição da arte de forma mais efetiva – reforça.
A nova diretoria da Apac é formada por profissionais que atuam em diversas frentes da produção artística e cultural na cidade. Além de Felipe Corso, como presidente, e Leonardo Longhi Meneghini de Oliveira, como vice-presidente, compõem a diretoria: Jésus Reis Pereira (tesoureiro), Álan Novello (primeiro secretário) e Eduarda Longhi Meneghini de Oliveira (segunda secretária).