Foto: Karine Bergozza
O problema do excesso de fios inativos nos postes de energia elétrica de Flores da Cunha já tem data para começar a ser resolvido: 15 de abril. Este foi o prazo que o consultor de negócios da RGE, Rafael Dala Brida, acordou com a comunidade durante a audiência pública realizada na tarde de ontem (20).
O encontro ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha e contou com a participação de cerca de 20 pessoas, além de vereadores, do prefeito César Ulian e secretários municipais.
Dala Brida iniciou sua fala destacando que, hoje, a questão de fiação telecom é um insumo tão importante quanto a rede elétrica e, justamente por isso, merece total atenção.
— Esse assunto não pode ser tratado como se fazia antigamente, que se via um cabo baixo e íamos lá para cortar e resolver o problema. A gente tem que ter muito cuidado quando trata do assunto internet e fiação de telecom, por outro lado, nós temos uma exigência da comunidade, dos vereadores, secretários, prefeito, onde a gente precisa melhorar essa questão de organização da fiação em função da poluição visual e da segurança, por exemplo — declarou.
Para resolver a problemática, o consultor de negócios explicou que a RGE, que é detentora da rede de energia elétrica e dos postes, deve trabalhar de forma conjunta — como já vem sendo feito em outros municípios — com as demais empresas ocupantes dos postes.
— A questão do uso dos postes é regulada pela resolução 797 de 2017, que é conjunta da ANEL com a Anatel. Essa resolução define responsabilidades e obrigações, e dentro dessas obrigações da concessionária e das empresas telecom cabe à RGE fiscalizar os postes. Às empresas, que são as operadoras, cabe fazer a organização dos cabos e mantê-los de forma semelhante ao que a RGE faz com seus cabos de energia elétrica.
Dala Brida também explicou como funciona, na prática, a ação conjunta entre as empresas telecom e a concessionária.
— O município define o local que deve ser feita a ação, por ser o maior conhecedor da situação e por saber os locais que têm mais reclamações e a maior concentração de pessoas. Com essa definição, a RGE notifica as empresas telecom que, no dia combinado, devem ir com suas equipes para realizar os reparos. A RGE vai com o cesto aéreo e as empresas penduram suas escadas nos postes para remover aquela fiação que não tem mais uso — detalhou.
A data para dar início a esta ação também foi definida na audiência pública: dia 15 de abril. Estando de acordo com a data, o prefeito aproveitou a oportunidade para garantir que os reparos continuem sendo feitos, quinzenalmente, até o fim deste ano.
— A primeira operação será no dia 15 de abril e, a partir daí, a gente já deixa agendado até dezembro os dois dias de cada mês que nós vamos fazer essa operação — reforçou o prefeito Ulian.
Troca de postes e oscilações da rede
Na audiência pública, o consultor de negócios da RGE concordou, ainda, que seja criado um grupo de WhatsApp com as empresas telecom de Flores da Cunha e a RGE, a fim de melhorar a comunicação.
— Eu acho que isso (grupo de WhatsApp) nós poderíamos criar também com os números que nós temos aqui, que a gente pegou nessa lista de presença, podemos colocar esses números e depois, conforme vocês vão tendo conhecimento dos colegas que trabalham com isso, vocês vão indicando e a gente vai colocando mais pessoas. É uma estratégia que tem funcionado bem em diversos municípios — ponderou Dala Brida, acrescentando que o grupo também pode servir para avisar sobre fios soltos, inativos e casos de acidentes que danifiquem a rede elétrica.
Os vereadores também se manifestaram e abordaram temas como a retirada do poste que está no meio da rua Benedetto Vedana, em Alfredo Chaves, e impediu a continuidade do asfalto. Também ganhou destaque assuntos como a poda das árvores, manutenção das fiações e substituição dos postes de madeira pelos de concreto.
Os presentes também se manifestaram e o que mais chamou a atenção foram os depoimentos que relataram oscilações na rede elétrica, falta de luz e prejuízos financeiros em decorrência disso. Sobre esse assunto, Dala Brida prometeu que irá se informar para tomar as devidas providências e minimizar os danos.