Início » Escola São José foi agraciada com o Diploma Mérito Educativo, iniciativa da Câmara de Vereadores

Escola São José foi agraciada com o Diploma Mérito Educativo, iniciativa da Câmara de Vereadores

1º de Maio foi homenageada com Menção Honrosa e escolas Antônio de Souza Neto e Interativa receberam Certificado de Participação
Escolas foram agraciadas na noite desta terça-feira (Foto: Karine Bergozza)

Advogado, arquiteto, contador, dentista, engenheiro, médico, psicólogo, jornalista. Seja qual for a profissão, todas elas têm uma característica em comum: começam com um professor. Para valorizar este profissional, cuja dedicação transcende as paredes das salas de aula, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha realiza, a cada dois anos, a entrega do Diploma Mérito Educativo, estabelecido pelo decreto legislativo nº 014, de 6 de dezembro de 2007.

A entrega da honraria sempre ocorre próximo ao dia 15 de outubro, data em que celebramos o Dia do Professor. Neste ano não foi diferente, a sessão solene reuniu a comunidade escolar na noite desta terça-feira (14) no plenário da Casa Legislativa.

Na oportunidade a Escola Municipal de Ensino Fundamental São José recebeu o diploma com o projeto “Construindo Lideranças” e a Escola Municipal de Ensino Fundamental 1° de Maio foi agraciada com a Menção Honrosa pelo trabalho “Intergeracionalidade”. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Souza Neto, com o projeto “+ Família – Celular”, e a Escola Interativa, com o projeto “Carreira em foco”, receberam Certificado de Participação.

Após a exibição de um vídeo que explicou brevemente os projetos e a entrega dos certificados aos representantes das escolas, o vereador Deivid Schenato (PP) foi à tribuna para proferir algumas palavras em nome de todos os vereadores.

– Hoje é um dia muito mais que especial porque nós estamos aqui para reconhecer as escolas que participaram do Diploma Mérito Educativo, criado por essa Câmara de Vereadores com o objetivo de valorizar, bem como destacar os projetos pedagógicos que transformam vidas e constroem o futuro do nosso município. Projetos estes que vão além da obrigação do dia a dia da escola, além daquilo que se espera da escola, que se espera do professor. E na prática, a gente sabe que os professores fazem muito mais do que a sua obrigação. São eles que ficam depois do horário, são eles que se preocupam se o aluno aprendeu ou se não aprendeu, são eles que buscam criar formas diferentes de ensinar, que acolhem, que orientam e que verdadeiramente formam o cidadão.

Na sequência o vice-prefeito municipal, Marcio Rech, fez seu pronunciamento em nome do Poder Executivo.

– Quero parabenizar aqui, mais uma vez, toda a comunidade escolar, falar em meu nome, em nome da secretária (da educação), que a gente está com um compromisso de fortalecer cada vez mais (a educação). Só nesse ano foram R$ 2,5 milhões de investimentos para a gente melhorar algumas escolas em termos de infraestrutura, em termos de equipamentos, que a gente enxergava que tinha importância. A gente tem uma obrigação, enquanto município, de investir 25% do orçamento em educação, mas nós já passamos, e muito, 30% chega às vezes 32% do nosso do orçamento em investimento em educação, porque a gente tem certeza que esse investimento é um seguro, é um investimento que cada real aplicado, a gente tem certeza que lá no futuro vai retornar em benefícios para nossa comunidade, para nossa sociedade e para todo o nosso país.

Escola Municipal de Ensino Fundamental São José recebeu o diploma com o projeto “Construindo Lideranças” (Foto Karine Bergozza)
Escola Municipal de Ensino Fundamental 1° de Maio foi agraciada com a Menção Honrosa pelo trabalho “Intergeracionalidade” (Foto: Karine Bergozza)
A Escola Interativa, com o projeto “Carreira em foco”, recebeu o Certificado de Participação (Foto: Karine Bergozza)

“Por que não estimular essas características na escola?”

A diretora da escola São José, Melissa Vanelli Conz, manifestou-se em nome de todos os professores e escolas inscritas no Diploma Mérito Educativo.

– O nosso projeto (Carreira em foco), ele existe na escola há quatro anos. E foi um desejo meu, em especial, de fazer esse (movimento) porque nós temos na escola os líderes de turma, todo turno da manhã tem o líder, o representante. E (pensamos) em desenvolver neles uma habilidade a mais do que passar o recado da direção para a turma, do que anotar o nome de quem não se comporta quando o professor não está na sala. Que eles pudessem ter outras responsabilidades que fossem sendo desenvolvidas e a gente fez isso porque a gente sabe que tem alunos que tem habilidades já, que já nascem com características de líder. Porém, tem outros que com o incentivo conseguem ir desenvolvendo ao longo (do tempo) e se tornam líderes também. Então, porque a gente não fazer isso, estimular isso, essas características na escola? – defendeu a diretora, acrescentando que o trabalho é desenvolvido com alunos do sexto ao nono, no turno da manhã.

A psicóloga que atua na escola e também colaborou para o desenvolvimento do projeto, Marina Menegon de Souza, complementou a fala de Melissa:

– É um trabalho árduo dentro da escola, com todo mundo, inserindo esses alunos nos projetos, conversando muito com eles. Eu acho que o que eu posso tirar muito de lição enquanto psicóloga escolar é que a gente se aproxima dos alunos. É um momento fora da sala de aula. Eu brinco que a gente não fica com as mesas, como é o contexto escolar um do lado do outro, tem que ser diferente, a gente não está ali para o conteúdo, mas esse conteúdo que a gente está aprendendo é para a vida. E ao longo dos encontros desses anos, a gente foi tentando colocar em prática algumas questões, por exemplo, além da liderança dentro da escola, dentro da sala de aula, que outros tipos de liderança nós temos? – explicou Marina, ao mesmo tempo em que citou conversas com secretários municipais, prefeito e vice como exemplos de aprendizado sobre liderança e hierarquia.

Por fim, a estudante Débora Mazzarotto foi convidada para discorrer algumas palavras em nome dos alunos participantes do projeto.

– Eu sinto que é um projeto muito importante para a nossa escola. Eu espero que ele continue ainda por muitos anos porque ele faz a gente ouvir, pensar como um todo, representar nossas turmas, representar o Grêmio Estudantil que agora também faz parte do projeto (a partir desse ano). Então eu me sinto honrada de participar desse projeto há quatro anos e eu espero que ele continue na nossa escola ainda por mais tempo.

A escolha

Os quatro projetos inscritos foram avaliados pela comissão julgadora no fim de setembro, na oportunidade foi levado em consideração a abrangência, a repercussão, o envolvimento da comunidade escolar, o caráter de continuidade e os resultados alcançados com sua execução.

A comissão foi integrada pela secretária de Educação e Desporto, Neide Sonda de Godoy, pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Solange Luza, e pela presidente da Associação dos Professores, Eliane Carina de Gregori Bortolini.

A organização foi feita pela Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, presidida pelo vereador Diego Tonet (PP), e integrada pelos vereadores Claudimir Kremer (MDB) e Marcelo Golin (PL).

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta