Uma história de trabalho com amor e qualidade. Assim pode-se definir o caminho da Escola de Educação Infantil Lua Encantada, que em 2025 celebra duas décadas com um legado que vai além do ensino formal. Neste ano de festa, a instituição faz um balanço do crescimento, dos desafios superados e dos valores que continuam a nortear o trabalho.
Com uma trajetória marcada por dedicação, aprendizado e inovação, a escola se tornou um pilar para a educação infantil em Flores da Cunha e atualmente, atende cerca de 110 crianças. A missão da Lua Encantada sempre foi clara:
— Temos bem presente aqui na escola o amor, a qualidade, um ambiente próprio para o desenvolvimento da criança em todas as áreas. São valores que prezamos bastante, princípios morais e éticos, limites e bons modos. Algumas coisas básicas para formar um cidadão para a sociedade — enfatiza a proprietária Vanessa Meneguzzo.
Essa filosofia, alinhada à oferta de atividades extracurriculares, como aulas de música, movimento, inglês, capoeira, ballet, ginástica para o cérebro, educação nutricional e financeira, são os grandes diferenciais da instituição.
Vanessa destaca que a qualidade do ensino é garantida não só pela equipe pedagógica, mas também por uma equipe multidisciplinar que acompanha de perto o desenvolvimento das crianças. Profissionais da psicologia, nutrição e fonoaudiologia estão à disposição para apoiar alunos, pais e professores, garantindo que cada criança tenha o suporte necessário para um desenvolvimento pleno.
— O modo como trabalhamos e os profissionais envolvidos conta bastante. Temos uma equipe grande de pessoas preocupadas com a educação das crianças. Isso é um diferencial bem legal — reflete Vanessa, que hoje também é a diretora da instituição.
Uma das grandes satisfações da Lua Encantada é ver o ciclo da educação se completando de uma forma especial. Três ex-alunas, que passaram pelos primeiros anos da escola, hoje fazem parte da equipe de profissionais que ajudam a formar novas gerações. Gabriele Corso Doro, 19 anos, Luyziane Camatti Filippini, 19, e Maísa Menoso de Oliveira, 17, que começaram sua trajetória na instituição ainda crianças, retornaram anos depois para contribuir com a educação infantil como auxiliares.
Gabriele e Luyziane, que hoje cursam Pedagogia na Unopar, e Maísa, que está no último ano do Ensino Médio na escola São Rafael, são testemunhas vivas do impacto positivo que a Lua Encantada teve em suas vidas.
— É bem gratificante porque elas mesmas têm essa lembrança boa da escola, por isso voltaram e estão felizes aqui dentro — destaca Vanessa.
Uma aposta ao crescimento

(Foto: Paola Castro)
A história da Lua Encantada começou em 9 de maio de 2005, no bairro Nova Roma, com uma proposta que visava educar crianças de quatro meses a seis anos com foco no amor, qualidade e desenvolvimento integral. Inicialmente com apenas 10 alunos, a escola passou por transformações significativas. Em dezembro de 2009, Vanessa, que atuava como professora, comprou a escola e desde então tem guiado a evolução da instituição.
— Lá era um casarão e apostamos no crescimento da escola. A escola era na cidade, não precisava depender de transporte. Foi mais para o crescimento, para oferecer algo a mais para a cidade — explica Vanessa.
Com a mudança para o Centro, em 2007, a escola ganhou uma estrutura mais ampla, oferecendo à comunidade um local ideal para o desenvolvimento das crianças. O novo espaço trouxe uma biblioteca, salas adequadas para cada faixa etária, um refeitório amplo e um salão de atividades múltiplas. Além disso, um playground com balanços e motocas foi instalado, criando um ambiente mais dinâmico e lúdico para os pequenos.
20 anos de emoções e conquistas
Para marcar estes 20 anos, a escola preparou uma programação especial que começou com um bolo de aniversário e continua com atividades alusivas à data, como o Dia da Pipoca e Cineminha, Festa das Cores, Festa das Princesas e Heróis, e até um piquenique no campo.Os alunos também terão a chance de viver momentos especiais fora da escola, como uma visita à Colônia Molon.
— Olhando para trás eu vejo que o que mais marcou foi o crescimento, com as dificuldades que a escola teve lá no início e o que fez ela chegar onde está hoje. Nos preocupamos sempre com o bem-estar das crianças. Isso tanto para mim, que sou a dona, quanto para quem passou por nós, é um marco bem importante. (As famílias) tiveram a confiança de estar aqui, sabendo dos princípios, da ética e do educar com amor e qualidade que proporcionamos — afirma a diretora, que estima a passagem de pelo menos 2 mil crianças nestas duas décadas.
Com 21 colaboradores diretos, além de psicóloga, nutricionista e fonoaudióloga, a Lua Encantada oferece um suporte completo para o desenvolvimento dos alunos. O contato com os pais também foi modernizado, com a introdução de uma agenda eletrônica, que permite o envio de atualizações diárias.
A ideia de um dia construir uma escola própria está nos planos, mas, por enquanto, o foco é oferecer um ambiente que valorize o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento emocional, físico e social das crianças.
Para quem tem interesse em conhecer melhor a escola, é possível entrar em contato via WhatsApp pelo número (54) 98442.2821 ou visitar as redes sociais @escolaluaencantada.