Ela pisa firme na terra que cultiva. Carrega no olhar a simplicidade de quem vive do campo e a coragem de quem não tem medo de sonhar alto.
Tainara Molon, 23 anos, é agricultora e representa o SER Duque de Caxias da Comunidade da Linha 60, a Vinícola Halberth e a Formatto 3D. Filha de Adair Molon e Noeli Salete Zanrosso Molon, ela traz no sangue o orgulho do interior e no coração, a vontade de fazer mais.
— Minha intenção, num futuro próximo, é fazer Agronomia. Eu trabalho em casa, na agricultura, e é o lugar que eu mais amo na minha vida. É o que me deixa orgulhosa. É esse serviço que coloca o pão de cada dia na mesa das pessoas — declara.
Para Tainara, a Fecouva não é sobre vaidade, é sobre representar quem veio antes, erguer quem está agora e abrir caminho para quem ainda virá. A candidata acredita que carregar a história da sua comunidade é uma honra e também uma responsabilidade.
— Representar a Festa, para mim, é fazê-la com muito amor e dedicação. É levar adiante nossos valores, o legado deixado pelos nossos antepassados. Sempre valorizando a agricultura familiar, a força da mulher e o orgulho do povo de Otávio Rocha — destaca.
Tainara cresceu em meio a tradição da Fecouva. Era figurinha carimbada nos desfiles, carros alegóricos e palcos, mas sempre como espectadora. Agora, o cenário mudou.
— Sempre gostei da Festa. Sempre vi as mulheres que participam como exemplo. Eu sempre estive lá, vivendo tudo de perto. Isso fez crescer dentro de mim uma vontade imensa de um dia viver isso também — recorda.
O sonho virou realidade. Tainara, que se define como tímida e reservada, agora se vê diante de um microfone, do público e de um grande desafio. Mas, ao contrário do que poderia se imaginar, ela não recuará.
— Estou muito feliz e orgulhosa de mim mesma, porque sempre fui uma menina envergonhada, que nunca foi de subir num palco. Agora, com a data chegando, a ansiedade bate, mas me sinto realizada — confessa, com uma mistura de nervosismo e gratidão.
“Não ter medo dos seus sonhos”
A timidez nunca foi sinônimo de fraqueza, e Tainara é prova disso. A agricultora se define em palavras que não pedem desculpas: força, responsabilidade e autenticidade.
— Eu me descreveria como uma pessoa autêntica, determinada, responsável com aquilo que a vida me propõe como desafio. Forte, porque a vida me fez assim — reflete.
Quando o assunto é o orgulho de ser mulher, Tainara cita os exemplos que vê no dia a dia em Otávio Rocha.
— A mulher, eu sempre digo, é mil coisas em uma só. Com a mulher ao lado, tudo fica mais fácil.
Se for coroada, ela quer mais do que um título. Quer ser voz, inspiração e exemplo para outras mulheres que ainda duvidam de si mesmas.
— Se eu for escolhida rainha, gostaria de mostrar que, independentemente da mulher que se candidatar, não se tenha medo dos seus sonhos. Que mesmo sendo um pouco tímida, não desista — encoraja a candidata.
Tainara Molon não quer só representar a Festa. Ela quer representar a força da mulher do campo, a verdade da agricultura familiar, a beleza de ser quem é. E, acima de tudo, mostrar que não existe lugar onde uma mulher determinada não possa chegar.
Saiba mais
O Florense: O que significa ser rainha da Fecouva?
Tainara: É levar adiante todos os princípios familiares e a Fecouva para onde for.
Qual seu lugar favorito em Otávio Rocha?
O meu lugar favorito em Otávio Rocha é o Parque da Gruta, porque ele me faz lembrar da minha história, e porque as terras da Gruta pertenciam ao meu trisavô. É um lugar aconchegante em meio à natureza, que traz tranquilidade.
Quem é o maior florense que você conhece?
Para mim, a maior florense é a minha avó Eurósia Araldi Molon, que nasceu aqui em Otávio Rocha e que sempre foi muito importante para a comunidade. Ela foi catequista, fez parte do Clube de Mães, jogava bocha… para mim ela é motivo de orgulho.
15ª Fecouva
- Saiba como será a escolha da corte da Fecouva 2026
- Conheça Fernanda Zini, candidata à rainha da 15ª Fecouva
- Conheça Jhenifer Turra, candidata à rainha da 15ª Fecouva
- Conheça Karina Calgaro, candidata à rainha da 15ª Fecouva
- Conheça Maísa Molon, candidata à rainha da 15ª Fecouva