A Tarde de Campo, na tarde desta quarta-feira (9), destaca as inovações tecnológicas para o setor da viticultura, tendo um maior foco em drones de pulverização e a forma correta de utilizar os tratamentos através desta tecnologia. O encontro para viticultores de Flores da Cunha e região contará com palestras e demonstrações práticas sobre técnicas de poda antecipada.
O tradicional evento ocorrerá na Vinícola Molardi, que já adota os drones como método de pulverização em seus 10 hectares de parreiral desde setembro de 2024. O enólogo e engenheiro químico Ricardo Molardi destaca os benefícios trazidos pelos drones, que reduziram em 75% o tempo necessário para a pulverização, de 20 para apenas 5 horas.
Já o secretário de Agricultura de Flores da Cunha, Jamur Mascarello, salienta a segurança que o procedimento com drones garante ao viticultores ao manejar tratamentos:
— A importância está na precisão que os drones dão, uma aplicação muito mais tecnológica. Mas, o fundamental é que ele evita o contato do agricultor com os agrotóxicos, remotamente controlando a aplicação — afirma.
Programação do evento:
13h – Recepção dos participantes
13h30 – Início das atividades
- Palestra “Vantagens e benefícios da poda antecipada ou poda de outono”, com Paulo Tesser;
- Palestra ‘A digitalização na vitivinicultura’, com Dra. Maria Rita Palattella – Luxembourg Institute of Science and Technology;
- Apresentação do Centro de Competência em Agricultura Digital (EMBRAPII e FIERGS/SENAI-RS);
- Palestra ‘Não se aplica calda com drones como se faz na pulverização tratorizada’, com Fabio Rossi Cavalcanti, Christian Bredemeier e Lilian Espindola Muller;
- Roda de conversa ‘Uso de drones na pulverização em vinhedos’, com Paulo Tesser, Fabio Rossi Cavalcanti, Christian Bredemeier, Lilian Espindola e Ricardo Molardi;
- Uso de drones na prática: demonstração de aplicação em vinhedos, com Farming Solutions e Ricardo Molardi.
17h30 – Coquetel de encerramento.
O evento conta com a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua (STR). O apoio é de Embrapa Uva e Vinho, Cooperativa Vinícola São João e Farming Solutions.