Depois de ter passado por Caxias do Sul, Canela, Bento Gonçalves, Farroupilha e Guaporé, o concerto “Cordas Brasileiras, Vozes Italianas”, com o Grupo de Cordas da UCS, trará seu talento para Flores da Cunha. A apresentação será gratuita e ocorrerá nesta quinta-feira (20) às 19h, na Paróquia N. Sra. de Lourdes.
“Cordas Brasileiras, Vozes Italianas” nasceu para celebrar a música de câmara (forma de música erudita composta para pequenos grupos de músicos) por meio de compositores consagrados da música brasileira e de obras dos grandes compositores da ópera italiana.
O concerto tem como convidados dois solistas, a soprano Karina Dante e o tenor Maicon Cassânego, contando ainda com a participação do pianista Wagner Maciel.
Para este espetáculo o grupo será formado por 10 integrantes combinados em uma seção de cordas, para garantir as nuances e timbre orquestral, acompanhamento de piano, para ampliar a sonoridade do grupo e expandir as possibilidades de repertório, e cantores solistas, que trazem para o programa a expressividade da voz por meio do Canto Lírico.
A apresentação será dividida em dois grandes momentos. Na primeira parte o Grupo de Cordas da UCS apresentará um repertório camerístico de compositores brasileiros como Carlos Gomes, Ernani Aguiar, Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos, entre outros. O segundo momento será protagonizado pelo canto lírico por meio de duetos e árias das mais famosas óperas italianas como La Traviata, de Verdi, e Turandot, de Puccini, interpretados pelos solistas, pianista e Grupo de Cordas.
Prevendo em cada apresentação uma contextualização do repertório em relação ao período histórico, temáticas e estilo musical, a série mostra que a música brasileira de câmara transcende a tradição da música ocidental por trazer, desde o nacionalismo, a sonoridade do país e suas regiões traduzida em linguagem para essa formação de cordas.
Depois de Flores da Cunha, a apresentação terá como destino o município de São Sebastião do Caí, no dia 25 (terça-feira). Atento à questão da acessibilidade, o projeto conta com tradução em Libras e audiodescrição aberta.
O projeto é realizado por meio da Lei Rouanet com patrocínio de Anay Fitas, G.Paniz, Multiflon, HD Parts, Perfilisa e Voestalpine Meincol. O apoio é da UCS. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal e Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC.
Sobre os solistas:
Karina Dante é Bacharel em Música e especialista em produção cultural, canto e expressão e pedagogia vocal. Tem diversas formações complementares na área da música, com participação em masterclasses, cursos e oficinas de ópera, além de participação em oficinas e festivais da área do canto. Participa como solista de diversas apresentações, concertos e espetáculos realizados na região junto com a Orquestra Sinfônica da UCS e outras formações.
Maicon Cassânego é tenor lírico graduado em Bacharelado em Música – habilitação em Canto, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem atuação em diversos concertos junto à Orquestra Sinfônica da UCS e outras formações da região. Também atua como solista em espetáculos, concertos e óperas realizados em Caxias do Sul e em outras cidades brasileiras.

