Flores da Cunha caminha ao encontro da sustentabilidade. O lançamento do programa “Vidro Vira Vidro”, na manhã desta quarta-feira (22) em frente à Prefeitura Municipal, marcou um novo passo na destinação correta e na reciclagem do vidro. Para incentivar à comunidade a realizar um descarte consciente, o município passa a contar com 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidro, localizados na área central, urbana e bairros (confira a relação abaixo).
– O nosso propósito corporativo global é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Então isso pauta as nossas ações do dia a dia. O vidro é um material 100% reciclável, pode ser reciclado infinitas vezes sem nenhuma perda no processo. 1 quilo de vidro antigo vira 1 quilo de vidro novo. Isso significa uma redução significativa na extração de matérias primas de meio-ambiente, redução nas emissões de CO2 e menor consumo de energia – proferiu Gabriela Lutti, representante da Verallia, ao mesmo tempo em que explicou que a empresa é uma das maiores produtoras de embalagens de vidro do mundo, uma das pioneiras no Brasil e em pleno processo de expansão no Rio Grande do Sul.
A secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente Rosiane Machado Pradella também pronunciou algumas palavras sobre a iniciativa.
– (o PEV localizado em frente à Prefeitura) é um dos 10 que estão instalados pela cidade e isso é um avanço significativo para a gente. Às vezes a gente fala que é um sonho porque parece ser uma iniciativa simples, é uma iniciativa simples, mas ela só faz sentido e ela e ela só é possível com os parceiros que fazem tudo isso acontecer. Acho que agora é o momento de começarmos a falar mais sobre esse assunto, a coleta e a reciclagem é sempre um desafio.

(Foto: Karine Bergozza)
Na sequência, o prefeito municipal César Ulian destacou a importância que a ação terá para a educação, que também poderá trabalhar a iniciativa nas escolas e começar a conscientizar os pequenos desde cedo.
– Quando a gente pensa numa cidade sustentável, a gente pensa nessas possibilidades. (E uma delas) é justamente isso, de nós termos pontos para destinação do vidro. Aqui nós somos (o município) maior produtor de vinhos do país e o consumo também é significativo. Então tem muita sobra de garrafa que acaba, muitas vezes, indo para o lixo comum, alguma vai para o reciclado, mas tendo esse local correto tenho certeza que a comunidade também vai se engajar, vai se envolver e a gente vai poder estar contribuindo para o meio-ambiente e contribuindo também com as empresas parceiras. É dessa forma que a gente acredita que as coisas funcionam. Quando a gente se envolve, quando a gente sugere.
Após os pronunciamentos foi realizado o descarte simbólico de embalagens de vidro no PEV em frente ao Centro Administrativo Municipal.
O que e como descartar
Nos PEVs podem ser descartadas garrafas de vidro, frascos de perfume, vidros quebrados, potes e copos. Não há necessidade de colocar os itens em sacolas plásticas, tampouco de escrever avisos como “Cuidado: vidro!”
Não podem ser descartados artigos em cristal ou porcelana, cerâmica e louças, lâmpadas, telas de TV e vidros de medicamentos. É importante salientar que as tampas devem ser descartadas no lixo seletivo.
– A gente tem algumas restrições de vidro, mas praticamente todos podem ser descartados de qualquer forma, quebrados ou inteiros, direto para o PEV. Então o pessoal pode chegar a qualquer momento durante o dia e ir lá descartar, se tiver tampa, a gente instalou já eles (PEVs) próximo aos pontos onde tem container de seletivo para fazer o descarte – explica o biólogo responsável pela Educação Ambiental da Prefeitura, Elias Zientarski Michalski.
Quando as PEVs estiverem cheias uma empresa especializada será acionada para fazer a coleta dos itens de vidro.
– A Verallia tem uma parceria com a VidroFix, que é a empresa que vai fazer a coleta do material. Então, eles vão fazer a coleta aqui quando a gente avisar eles e apontar que os PEVs estão cheios. Eles vêm, fazem a coleta, (encaminham) para a reciclagem e depois vai para indústria da Verallia, onde será transformado em vidro – conclui Michalski, sobre o ciclo do “Vidro Vira Vidro”.
Confira os locais dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs):
- Rua São José, 2500 – Centro (próximo à Prefeitura Municipal)
- Rua John Kennedy, 2331 – Centro (próximo ao ponto de táxi da Praça da Bandeira)
- Rua Borges de Medeiros, 1252 – Centro (próximo à Cheers)
- Rua Flores da Cunha, 124 – Aparecida (próximo à igreja do bairro)
- Rua John Kennedy, 1330 – São José (próximo à igreja do bairro)
- Rua Antônio Soldatelli – Nova Roma (em frente à Escola Antônio Soldatelli)
- Rua Francisco Ascari, 375 – São Cristóvão (próximo à base do Samu)
- Rua 5 de Maio, 358 – São Gotardo (ao lado da Escola Professor Pedro Cecconello)
- Rua Girólamo Mioranza – Travessão Alfredo Chaves (em frente ao salão da comunidade)
- Estrada Otávio Rocha – Linha 80 (ao lado do salão da comunidade)