A Ceran (Companhia Energética Rio das Antas) anunciou que dará início, a partir de outubro deste ano, às obras de adequação na barragem da Usina Hidrelétrica Castro Alves, localizada na divisa entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul. A intervenção foi definida com base em estudos hidrológicos realizados regularmente conforme determina a Lei Nacional de Segurança de Barragens.
Segundo a companhia, a obra tem caráter preventivo e tem como objetivo permitir que a estrutura suporte vazões superiores àquelas previstas no projeto original da usina, atendendo às novas condições climáticas da região.
Apesar das adequações, a Ceran afirma que a barragem sempre operou de forma segura, mesmo durante eventos de cheia nos últimos anos. A estrutura, de acordo com a empresa, demonstrou robustez e não apresentou comportamentos anormais.
Obra será feita durante estiagem e sem impacto na geração de energia
As obras devem começar em novembro de 2025 e grande parte das atividades será finalizada até maio de 2026. O trabalho será realizado durante o período de estiagem, o que, segundo a Ceran, evita impactos nas vazões do Rio das Antas e permite a manutenção da geração de energia na usina durante o processo.
A empresa também informou que manterá a vazão remanescente a jusante da barragem durante toda a execução das atividades. O planejamento das ações incluiu medidas para evitar impactos ambientais, com medidas de contingência discutidas e aprovadas pelos órgãos licenciadores.
Além dos ganhos em segurança hídrica, a movimentação de recursos para a execução da obra deve gerar efeitos econômicos nos municípios de Nova Roma do Sul e Nova Pádua, com geração de empregos e estímulo ao comércio.
R$ 1 milhão na construção da ponte
Em paralelo à obra da barragem, a Ceran firmou uma parceria com as prefeituras de Nova Roma do Sul e Nova Pádua para a construção da ponte sobre o Rio das Antas que ligará os dois municípios. O investimento será de R$ 1 milhão, destinados à construção da estrutura e à melhoria do acesso entre as cidades.
O edital de licitação para a obra foi publicado em 25 de setembro. A nova ponte substituirá a balsa que atualmente faz a travessia no local.