A CDL Flores da Cunha completou 39 anos nesta segunda-feira (6), com uma marca que define sua trajetória: a evolução. De um pequeno grupo de comerciantes registrando inadimplência manualmente na década de 1980, a entidade se transformou em uma referência no apoio ao varejo da região, hoje com soluções que vão da gestão financeira com inteligência artificial a plataformas completas de qualificação.
Fundada em 1986, a então chamada Clube de Dirigentes Lojistas surgiu da inquietação de um grupo de empresários que buscavam mais profissionalismo para o comércio da cidade. A primeira missão era clara: melhorar a cobrança e o acesso a dados sobre consumidores inadimplentes.
— Foi o engatinhar do SPC aqui e, de fato, a CDL começou assim. Um grupo de empreendedores que registrava inadimplência, trocava informações e fundava, na década de 80, um clube de lojistas para realmente estruturar uma entidade e, além de reunir dados de credores, começar a promover campanhas e a fomentar treinamento e aperfeiçoamento pessoal — relembra o presidente da entidade, Jásser Panizzon.
Como parte das comemorações pelos 39 anos, a CDL promoveu um café da manhã com a imprensa na manhã desta segunda-feira (6), reunindo jornalistas e lideranças locais para compartilhar as conquistas da entidade e os próximos passos.
Desde então, a CDL floresceu junto com seus associados. O que era uma pequena união de lojistas se tornou uma organização estruturada, com forte representatividade diante do poder público e da comunidade.
— Com a CDL, quem empreende nunca está sozinho. Nós estamos aqui para ajudar em todas as áreas das empresas, fornecendo um suporte ininterrupto — reforça Panizzon.
Novas ferramentas para um novo varejo
O crescimento da entidade veio acompanhado da ampliação dos serviços. Além do tradicional SPC, a CDL passou a oferecer convênios que reduzem custos para empresas associadas, promove campanhas em datas comerciais estratégicas, aproxima o setor público das demandas do comércio e, mais recentemente, investe pesado em qualificação e transformação digital.
Entre os destaques estão a CDL Academy, que disponibiliza cursos e treinamentos voltados à gestão empresarial, e a CDL IA, uma ferramenta de inteligência artificial generativa com foco exclusivo no varejo e nos serviços. A plataforma permite desde atendimentos em chat livre até o uso de especialistas virtuais em diferentes áreas da administração.
— Quando você entra na plataforma CDL IA, você pode escolher o chat livre, como aquele que a gente já conhece, ou tem uma série de especialistas virtuais para o que você imaginar dentro da gestão de uma empresa — explica o presidente.
A aposta em inovação reforça o compromisso da entidade com o futuro do varejo florense, cada vez mais impactado pelas transformações digitais e pelas novas exigências do consumidor moderno. A CDL também mantém uma programação constante de palestras, seminários e treinamentos, com o objetivo de manter seus associados atualizados e competitivos.
Quase quatro décadas após sua criação, a entidade se mantém fiel ao propósito de fortalecer o comércio por meio do associativismo.
— Cada presidente e diretoria ao longo desses quase 40 anos foram colocando alguns tijolos, fazendo a entidade crescer e se consolidar. Parabéns a todos que se doaram voluntariamente para fazer da nossa cidade uma cidade mais desenvolvida e aos nossos associados, que acreditam que a força do associativismo gera resultados para toda uma comunidade — conclui Panizzon.