No Parque da Vindima Eloy Kunz, uma pequena construção se prepara para receber um novo propósito. Em frente ao prédio da Escola de Gastronomia, a primeira casinha à direita de quem acessa o parque será transformada em uma cantina modelo. A proposta une tradição, inovação, prática acadêmica e experiência turística.
O projeto desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) tem objetivo de fortalecer o ensino de Viticultura e Enologia, mas também se apresenta como um espaço vivo e de uso coletivo. A cantina será um ambiente para se fermentar ideias, decantar conhecimento e brindar à identidade regional.
— Pensamos em fazer uma cantina modelo neste espaço que a prefeitura viabilizou nas casinhas do parque. A proposta é colocar à disposição tanto para os alunos quanto para a comunidade, posteriormente — afirma Mauro Cingolani, diretor da Escola de Gastronomia da UCS
A cantina deverá funcionar como um laboratório de vinificação, análises e estudos técnicos, sem perder o caráter de vitrine, onde os visitantes também poderão vivenciar o universo do vinho de forma guiada e sensorial.
— O uso será destinado principalmente à vinificação e, eventualmente, à realização de análises. Além disso, o espaço também estará disponível para o público externo. Turistas e membros da comunidade poderão utilizar a infraestrutura, seja por meio de visitações, seja por meio de experiências específicas que serão oferecidas para esse fim — completa.
A expectativa, é de que a estrutura agregue valor ao turismo florense, somando mais uma experiência ao parque que já é ponto de parada obrigatória para quem visita, lar do Monumento ao Galo e de esplêndida vista do pôr do sol.
Para a Prefeitura, a proposta vem ao encontro do planejamento de experiências turísticas mais autênticas, educativas e enraizadas na cultura local.
— A cantina será fundamental para a evolução da graduação em Viticultura e Enologia, ofertada em Flores da Cunha pela UCS, oportunizando as práticas em um ambiente moderno junto à sede do curso. Para o turismo, teremos um incremento de experiência turística, pela oferta que estará disponível aos visitantes — destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Mignoni.
A intenção é que a vinícola experimental já esteja disponível para os alunos na próxima vindima.
Flores sediará concurso nacional de vinhos de mesa
Flores da Cunha foi confirmada como sede do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa em 2026. O anúncio oficial ocorreu na segunda-feira (23) durante a cerimônia de entrega dos certificados da edição deste ano, em Bento Gonçalves.
O prefeito César Ulian participou do evento e destacou a importância da conquista.
— Receber o concurso é motivo de orgulho para Flores da Cunha e um reconhecimento nacional à qualidade da nossa produção vitivinícola, construída com o esforço diário dos nossos agricultores e o compromisso das vinícolas em manter viva a tradição e a excelência na transformação da uva. Nosso município carrega com orgulho a força da sua indústria e de quem faz da uva um símbolo da nossa identidade — declara Ulian.
A edição de 2026 trará à Terra do Galo especialistas, produtores e representantes de diversas regiões do país. A expectativa é ampliar a visibilidade do setor, movimentar a economia local e reforçar o posicionamento de Flores da Cunha como referência no cenário vitivinícola brasileiro.