Após meses de articulação entre municípios, sindicatos e entidades do setor agrícola, o projeto coletivo de proteção contra granizo na Serra gaúcha entra em uma fase estratégica. Com o envolvimento formal de diversas prefeituras e apoio declarado de parlamentares estaduais, os próximos encontros com o Governo do Estado e a empresa responsável pela tecnologia serão determinantes para viabilizar a implantação do sistema antes do próximo ciclo crítico para os cultivos regionais.
Uma reunião com o representantes estaduais está prevista para o início de junho, quando será apresentado o projeto consolidado. Em momentos anteriores, deputados estaduais como Carlos Búrigo (MDB), Neri, o Carteiro (PSDB), Guilherme Pasin (PP) e Elton Weber (PSB) já manifestaram apoio público à causa e se comprometeram a intermediar as negociações.
Um outro encontro também está agendado para o dia 1º de julho, às 14h, no auditório da Prefeitura de Caxias do Sul. Na ocasião, a empresa AGF fará a apresentação técnica do sistema, explicará os critérios de operação e esclarecerá dúvidas dos participantes.
Com o projeto ganhando corpo e respaldo regional, a expectativa é que a instalação comece já no segundo semestre de 2025, a tempo de proteger os cultivos da próxima primavera, período historicamente crítico para a ocorrência de granizo em Flores da Cunha e em toda a Serra.
Para tal, o grupo de trabalho busca acelerar as tratativas e buscar uma resposta do Governo do Estado. O temor é que se não for resolvido logo, o projeto ficará “engavetado” até as definições das eleições para governador em 2026.