Peter Kronstrøm na Amcham Sx (Foto: Daniel Schinoff/Divulgação)
Evento Amcham SX contou com a presença de líderes empresariais, especialistas em tecnologias e inovação para debater o impacto da IA no ambiente corporativo como ferramenta estratégica para aumentar a produtividade no mundo dos negócios, o encontro foi realizado pela Câmara Americana de Comércio no Rio Grande do Sul (Amcham RS) nesta quarta-feira (19), na Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha.
Entre os palestrantes, Peter Kronstrøm, fundador do Instituto Horizontes destacou o papel transformador da IA no modelo de gestão: “IA no longo prazo vai mudar a gente. É o fim da liderança como conhecemos. IA é sobre cultura” fala também sobre a acessibilidade da tecnologia: “a IA não é a novidade. A novidade é tê-la acessível.”
Donald Neumann, chief data & analytics officer da Arvo, compara a automação dos anos 1990 e a revolução atual impulsionada pela Inteligência Artificial. “A revolução que veio com a automação na década de 1990 nos escritórios está vindo agora para todas as áreas com a IA”, disse. Ele também ressaltou que a tecnologia deve ser vista como um caminho para a inovação: “IA é um meio para criar outras coisas. Uma nova forma de inovar, assim como foram os algoritmos. E isso tem um impacto gigantesco na liderança. Não basta ensinar a pessoa para usar, é preciso ensiná-la para criar.”
Laura Zaslavsky, global human resources leader da Meta Facebook, destaca a relação entre confiança e tecnologia: “Com o uso de IA, a qualidade do tempo cresce e o nível de equívoco decresce. E podemos ir muito além disso: estamos falando da relação de confiança entre a pessoa e a IA, não é sobre controle. Esse é um mito que precisa ser quebrado.”
Participaram também dos painéis Marcelo Silvetrin, diretor de AloT e Digital Innovation na Bosch Brasil; Jaime de Paula, fundador da Neoway; Matheus Zeuch, chief innovation officer da SAP Lab, e Claudia Muchaluat, colunista do MIT.
O evento tem como objetivo reforçar a relevância da Inteligência Artificial como aliada de empresas para se tornarem mais aptas à produtividade e competitividade no mercado. “As que souberem integrar a IA de forma estratégica e apostarem na melhoria contínua, terão uma vantagem significativa.” destacou Daniel Soibelmann, coordenador regional da Amcham RS.
“A região tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Brasil, com sua forte indústria e capacidade de inovação. Eventos como o Amcham SX ajudam a potencializar esse ecossistema, conectando empresas e impulsionando oportunidades de crescimento.” Complementa Marcelo Rodrigues, diretor executivo da Amcham sobre a influência da Serra Gaúcha na economia do Estado.

Peter Kronstrøm palestra sobre IA na Amcham SX (Foto: Daniel Schinoff/Divulgação)
A Câmara Americana de Comércio (Amcham), é uma entidade criada para integrar economicamente Brasil e Estados Unidos influenciando políticas públicas, promovendo o comércio, o investimento e a cidadania empresarial. No Rio Grande do Sul, a Amcham está presente desde 1998, sendo referência em eventos de negócios e iniciativas baseadas nos pilares ESG (critérios que orientam as práticas corporativas para a sustentabilidade e excelência).