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A simples lição que Neco Argenta e Mateus Corradi ofereceram aos empresários de Flores da Cunha

Presidente do Grupo Argenta e CEO do Grupo Florense foram os convidados do primeiro Conexão Empresarial
(Foto: Luizinho Bebber, divulgação)

Dois dos nomes empresariais mais conhecidos de Flores da Cunha se encontraram para um bate-papo e umas das principais lições transmitidas foi simplificar. A conexão entre Neco Argenta, presidente do Grupo Argenta, e Mateus Corradi, CEO do Grupo Florense, promovida pelo Centro Empresarial na noite desta terça-feira (5), apresentou um bate-papo inspirador e que valorizou, muito, os valores da empresa.

Sob a mediação da jornalista Marisol Santos, o painel com tema “Gestão e Liderança” reuniu dois perfis bem distintos, como ambos destacaram nas suas apresentações. Neco Argenta, de origem simples, que credita o sucesso à sua vocação para o varejo, ao fato de gostar de trabalhar, de assumir a frente com energia positiva e encontrar oportunidades. Já Mateus Corradi, terceira geração da empresa familiar, conta que precisou desenvolver habilidades e aprender a ser líder ao longo de sua trajetória, o que foi facilitado por ter bons exemplos a seguir no cotidiano da empresa de móveis Florense.

Em comum, ambos destacaram os valores intrínsecos que aproximam as empresas de Flores da Cunha.

Neco Argenta durante o Conexão Empresarial. (Foto: Luizinho Bebber, divulgação)

— A maioria aqui são empresários familiares. Quando iniciamos negócios, todos temos valores. Nós emprestamos os nossos valores para a empresa. Hoje temos sete valores (no Grupo Argenta), que aplicamos todos os dias. É quase um mantra. Pregamos nossos valores, porque não podem ser esquecidos. O início (da empresa) tem importância — destacou Neco Argenta.

O empresário listou estes sete valores, considerando que são básicos, essenciais dentro da empresa: “um ambiente agradável”;
“conviver com as pessoas”; “confiança é algo que não se compra”; “inovar sempre”; e “paixão por servir”. Recentemente, Neco afirma que foram implementados mais dois valores: “sentimento de dono” e “simplificar”.

— Nós ficamos mais tempo na empresa do que em casa. Nossos valores são muito da empresa. O meu jeito de liderar é participativo. Gosto do exemplo. Gosto de estar  e me envolver. Tem que ser inspirador, ser estratégico, mas minha liderança é muito de acreditar — destacou Neco.

“É o grande desafio da gestão”

O CEO da Florense destacou o “simplificar” citado, afirmando que este é um desafio para os gestores diante de um mundo mais rápido e tecnológico.

Mateus Corradi durante o Conexão Empresarial. (Foto: Luizinho Bebber, divulgação)

— Dar ideias é muito fácil. Mas tem viabilidade? Quanto tempo levará para ser implementada? Na tentativa de melhorar a empresa, a gente quer complicar as coisas. Inovação é para simplificar. Temos que buscar deixar de lado o que não agrega valor. O mundo continua tendo 24 horas. Temos que achar o máximo de eficiência. É o grande desafio da gestão. Excesso de ideias, sem direcionamento, causa confusão — prosseguiu.

Corradi citou um momento marcante da Florense quando foram retiradas as divisórias que separavam os departamentos. A partir daquele momento, todos passaram a compartilhar ambientes, usar a mesma cafeteira, lixeiras e impressoras. A convivência é uma forma de transmissão destes valores e cultura da empresa.

— A história da família com a Florense cria uma conexão que os clientes e os profissionais gostam. Nosso desafio é passar adiante estes valores. O jovem que entra na Florense não tem a obrigação de saber quem foi Lourenço Castellan ou os ensinamentos do Gelson. A obrigação é nossa de passar, de ensinar — complementou.

“Vemos oportunidades e perdemos o foco”

O tema levou Neco Argenta a lembrar de um momento de decisão dos seus negócios. Em vários momentos da conversa, o empresário ressaltou que a sua essência é o varejo, “é comprar e vender”, por isso não se sentia confortável em avanços industriais. Essa conclusão também esteve presente quando o Grupo Argenta decidiu mudar de estratégia e focar suas energias:

— Não dá para ser clínico geral, precisamos ser especialista. Vemos oportunidade em tudo, mas perdemos o foco. Todos as sete empresas que tínhamos davam bom resultado, mas nos demandava muita energia. Decidimos voltar para o nosso DNA, que é comprar e vender, e focarmos nos postos. Nossa missão é querer ser o melhor, referência onde atuamos. Viramos especialistas e nosso negócio começou a crescer. Hoje é um ecossistema de 11 empresas, mas que estão separadas, com orçamento, diretores, focos e objetivos definidos — aponta.

Conexão Empresarial

Esta foi a primeira edição do “Conexão Empresarial – Conectando Histórias, Construindo Futuros”, evento que integra a programação especial dos 35 anos do Centro Empresarial (CE) de Flores da Cunha. A iniciativa foi exaltada pelos convidados, que destacaram a força local, afinal são 1,4 mil associados ao CE e 4 mil CNPJs no município.

— Sempre achamos que o importado é melhor, mas com o passar do tempo entendemos que temos muitos valores aqui. Trazer estas experiências dos empresários florenses, valorizar o que fazemos aqui, é muito legal — exaltou Neco.

— Parabenizo esta iniciativa de poder escutar os florenses. Se repararmos a quantidade de empresas no Centro Empresarial e a diversidade de empresas, temos que valorizar isso. Temos algo muito bonito em Flores que é união. Temos que contar mais dessas histórias, abrir esse espaço para o empresário falar — destacou Mateus Corradi.

(Foto: Luizinho Bebber, divulgação)
(Foto: Luizinho Bebber, divulgação)
(Foto: Luizinho Bebber, divulgação)
(Foto: Luizinho Bebber, divulgação)
(Foto: Luizinho Bebber, divulgação)

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