Paduenses e florenses podem agendar visitas pelo telefone (54) 3292-5747.
Poucas coisas são tão sinceras e contagiantes quanto o sorriso de uma criança ao ver o Papai Noel. É para espalhar essa alegria que há quase duas décadas o Trenó de Natal do Tio Remo passa pelas ruas de Flores da Cunha e Nova Pádua. A iniciativa solidária está disponível para agendamentos para que nenhuma criança fique fora da magia do Natal.
A iniciativa começou com o eterno ‘Papai-Noel’ florense, Remo Coloda, que faleceu em 2021. Seu legado continua, agora com o Bom Velhinho interpretado por Valentin Antônio Coloda, 77 anos, e seus duendes, Delvino Pauletti, 76, Luiz Carlos Marcante, 58, e o Lucindo Pasticelli, 77. A trupe segue a missão de distribuir pirulitos e calendários durante suas visitas gratuitas.
— Faz 12 anos que trabalho no trenó. Eu era duende do Tio Remo e faz dois anos que assumi a função de Papai Noel. Ano passado, visitei uma noninha de 96 anos que passava a mão na minha barba, chorava e dizia: “mas é o Papai Noel próprio”. Ela não sabia como agradecer. É um grande compromisso. Larguei tudo que tinha para fazer para me dedicar até 30 de dezembro — descreve Coloda.
Não é preciso ir muito longe para ver o efeito comunitário. Durante as fotos para esta reportagem, na praça Nova Trento, o pequeno Enzo Gabriel Gullich Ramos, 3 anos, se aproximou para abraçar o Papai Noel.
— Que bom ver o trenó e a alegria das crianças. Ano passado, o meu filho ficou com medo e chorou. Agora, gostou, deu um abraço e ficou muito feliz — agradece a mãe Rosane Gullich.
Pouco depois foi a vez de Tiago Piazza, 6 anos, que andava de bicicleta com a mãe Siloane Pauletti, 47, e foi pegar um doce com a trupe do trenó.
— É muito bacana. Eu não tinha isso na minha infância. Tínhamos o pinheirinho que o pai ajudava a montar. Resgatar a magia do Natal, todos os anos com as crianças, é uma coisa fantástica. O Papai Noel traz esperança — afirma Siloane, observando a alegria do filho.
O trenó é um Fusca reformado e adaptado para se transformar no Trenó de Natal. A equipe ressalta que o projeto só é possível graças ao apoio das empresas e da comunidade.
— Conhecia o projeto e o encanto, mas não sabia o tamanho. São muitas pessoas que esperam a chegada do Papai Noel e o trenó. Já é uma tradição. Me apaixonei pelo projeto e coloquei um pouco do meu tempo a disposição para poder ajudar — explica o jornalista Filipe Brogliatto, que coordena o trenó desde o ano passado.
Até o dia 25 de dezembro, quem quiser receber a visita do Trenó, entre 7h e 23h, pode contatar a Rádio Solaris pelo telefone (54) 3292-5747.