Por ser um polo industrial, Flores da Cunha é um dos municípios com mais potencial para aproveitar o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). Nos últimos cinco anos, foram R$ 2 milhões do imposto pago por empresários locais, direcionados para a compra de viaturas, armamento e itens de segurança dos policias militares. A mais recente viatura, foi um Corolla Cross, que chegou no final de junho.
Criado em 2019, o Piseg permite às empresas destinarem até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado para projetos das forças policiais. O tenente Selemar Tier, comandante do Pelotão de Flores da Cunha, participou ativamente deste processo de conscientização dos empresários sobre a possibilidade e as vantagens desta destinação.
— Deu muito certo, pois imediatamente aos primeiros contatos, a receptividade e a compreensão por parte desse setor que movimenta a economia de Flores, foi extremamente positivo e os números comprovam essa afirmativa: o Piseg vai completar cinco anos e, somente para a BM, foram destinados R$ 2 milhões, quase a totalidade já aplicada — revela o tenente.
Com o recurso, a BM de Flores da Cunha renovou a sua frota com sete novas viaturas: duas Duster, dois Corollas Cross, uma picape L200 e duas motocicletas. Também foram adquiridos coletes balísticos, armas leves e pesadas, armas de choque (Taser), entre outros.
O tenente Selemar salienta que as sete viaturas são semiblindadas, o que elevou a segurança dos PMs. As picapes 4×4 também reduzem o risco de os policiais ficarem empenhados em terrenos acidentados.
— O empresário abate esses 5% no saldo devedor quanto ao ICMS e qualifica a segurança do seu município. Toda vez que ele visualizar uma viatura em patrulhamento, um policial circulando bem aparelhado, ele saberá que foi o responsável por ajudar a garantir o trabalho que está vendo — destaca.
— Temos à disposição o que há de melhor e isso, se o Piseg não fosse realidade e os empresários não tivessem comprado a ideia, é bem possível que, com recursos do orçamento, não fosse permitido alcançar ao nosso efetivo, tamanha qualidade para atuarem nas ruas.
O tenente destaca que um dos fatores que convenceu quem destinou as cifras, é que o imposto pago por eles ao Palácio Piratini, retorna para a cidade, o que fica evidente aos olhos por ser o destinatário beneficiado, a população, oferecendo mais segurança a todos, entre estes, os próprios empresários, os policiais, o cidadão comum, o visitante e os turistas.
Por fim, além de agradecer aos parceiros permanentes que colaboram com a corporação desde a implementação que permite tal destinação, Tier frisou que o contato com outros gestores empresariais é periódico, e objetiva detalhar a eles, a necessidade de se somarem aos demais, bem como demonstrar que é de interesse deles tal investimento, uma vez que, também seus patrimônios ficam bem mais guarnecidos ao contar com um efetivo mais aparelhado.
Aderiram ao Piseg:
- Fábrica de Móveis Florense
- Volare Indústria de Componentes de Metal
- Dallemole Estruturas Metálicas
- Rede de Farmácias São João
- Supermercado Vermelhão
- Keko Acessórios
- Caderode Móveis para Escritório
- Romanzza Móveis
- Hidrover Equipamentos Hidráulicos
- Vêneto Mercantil Importadora
- Plastiline Ind e Com de Embalagens Plásticas
- Eireli, Camerette Ind de Componentes de Metal
- Mineração Florense