Localizado ao lado da Igreja Matriz de Otávio Rocha, o espaço foi inaugurado em dezembro.
Marcado pela fé e união, o projeto da Praça Santa Rita de Cássia tem uma origem inusitada. Inaugurado em 17 de dezembro, o local foi idealizado pelo Clube de Mães, que leva o mesmo nome da santa. Marice Ribeiro, presidente do clube desde 2023, relembra com emoção os primeiros passos dessa trajetória.
— Tudo começou por causa da pandemia. Várias sócias estavam doentes, uma delas estava hospitalizada. (Então nos) reunimos e fizemos uma promessa de comprar uma santa e fazer um recanto para pôr esta santa, se as sócias melhorassem. Então compramos a santa e procuramos um espaço para pôr ela — explica Marice.
A partir dessa promessa, o Clube de Mães se mobilizou para transformar a fé em ação. O projeto ganhou vida com a ajuda da arquiteta Evelyn Marzarotto e com o apoio do Padre Mario Pascoal, que era o responsável pela igreja da comunidade na época.
— Sem recursos e sem doação, começamos do zero. Abracei a causa juntamente com a minha diretoria e disse: até não finalizarmos com o recurso que temos, não vamos largar a diretoria — destaca Marice.
Entretanto, um momento de desânimo quase fez Marice abandonar o projeto.
— Eu já tinha desistido, porque pediram o que eu iria fazer com o dinheiro que tínhamos se não havia nem o lugar onde pôr ela (a santa). Ia entregar a diretoria do clube de mães e não iria mais participar. Me ajoelhei no porão da minha casa e pedi perdão para Santa Rita, que eu não tinha conseguido o que eu prometi a ela — revela.
A surpresa veio logo em seguida. Quinze minutos depois, Marice recebeu uma ligação que mudou tudo.
— A arquiteta (Evelyn) me ligou e disse que a Mitra e os engenheiros tinham liberado o terreno para fazermos a Praça de Santa Rita de Cássia. Foi a maior prova que tive em minha vida que ela estava nos protegendo. Para mim foi um milagre. Eu tinha chorado e desistido e veio essa notícia. Foi que nem lavar a minha alma — conta Marice, ainda emocionada.
Na cerimônia de inauguração, as emoções estavam à flor da pele. Após a missa celebrada na Igreja Matriz, os membros do Clube de Mães se dirigiram à nova praça para o tradicional desatar de fitas, seguido pelo descerramento da estátua e a bênção de Padre Olavo Bombardelli. O momento, repleto de simbolismo, não poderia ter sido mais especial para todos os envolvidos.
— Orgulho dessa mulherada que entrou de corpo e alma para conseguir a praça. Eu não tenho palavras para agradecer todo mundo que ajudou — afirma a manicure e devota de Santa Rita de Cássia, Cleonise.
Sobre o clube de mães
O Clube de Mães Santa Rita de Cássia, fundado em 11 de novembro de 1975, comemora no próximo ano seu cinquentenário. A praça, mais do que um espaço público, é um legado de 49 anos de trabalho, união e fé. Ao lado da Igreja Matriz de Otávio Rocha, a praça não só se torna um novo atrativo religioso e turístico, mas também simboliza a força de uma comunidade que, em tempos de crise, se uniu para cumprir uma promessa.
— No ano que antecede a comemoração de 50 anos do clube de mães do distrito, ela é uma forma de materializar a fé que essas mães depositam a tanto tempo em Santa Rita. Além disso, o espaço se consolida como mais uma opção de turismo, enriquecendo a experiência de todos que visitam a nossa comunidade — afirma a arquiteta, Evelyn.