Início » Próxima etapa do Plano de Mobilidade de Flores da Cunha deve ser apresentada até abril

Próxima etapa do Plano de Mobilidade de Flores da Cunha deve ser apresentada até abril

Audiência pública desta quarta-feira (15), abordou os principais pontos de conflito na mobilidade urbana e rural do município

Audiência pública desta quarta-feira (15), abordou os principais pontos de conflito na mobilidade urbana e rural do município

Mais uma etapa do Plano de Mobilidade de Flores da Cunha foi discutida em audiência pública, realizada nesta quarta-feira (15), no auditório do Centro de Convivência Intergeracional Frei Salvador. Cerca de 60 pessoas, entre autoridades, representantes de entidades e comunidade em geral, marcaram presença na ocasião.

O encontro foi conduzido pela secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Machado Pradella, e contou com manifestações do prefeito municipal, César Ulian (PP), do secretário de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, Itamar Brusamarello, do secretário de Obras e Serviços Públicos, Lucas Carenhato, da engenheira civil de Flores da Cunha, Carine Marzarotto e dos professores da UCS, os arquitetos e urbanistas Carlos Eduardo Mesquita Pedroni e Rafael Rosa.

 A audiência foi pautada pela divulgação do levantamento de dados sobre os principais pontos de conflito na mobilidade urbana e rural do município, além de indicar melhorias que visam reduzir o impacto ambiental e oferecer alternativas para dar mais fluidez aos espaços. O estudo foi realizado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e técnicos da Prefeitura.

Entre os temas debatidos, estiveram a necessidade de assegurar atualizações do Binário, tornar o sistema viário mais atrativo para pedestres, avançar com alternativas de vagas para estacionamento, buscar tornar o transporte coletivo sustentável, como sistema, revisar as conexões viárias a fim de proporcionar mais fluidez, investir na resolução de conflitos viários e avaliar a necessidade de uma estrutura para rodoviária.

De acordo com a secretária esta etapa, do diagnóstico, é a terceira do Plano de Mobilidade Municipal (antes houve a sensibilização e o levantamento de dados).

– Foi realizado o segundo encontro para discutirmos o futuro da mobilidade urbana e rural em Flores da Cunha. Com a participação ativa da comunidade, pudemos ouvir as necessidades e expectativas de quem vive aqui e, agora, seguimos para a fase de proposições, que é uma etapa crucial deste trabalho – detalha Rosiane.

A chefe da pasta enfatiza a importância de criar um plano que não seja apenas técnico, mas também alinhado aos anseios de quem se desloca diariamente em nosso município.

 – Nesta fase, contaremos novamente com a colaboração da comunidade florense, a fim de construirmos, juntos, soluções que atendam às demandas de mobilidade de maneira sustentável, prática e eficiente – evidencia.

Essa próxima etapa deverá ser apresentada até o mês de abril e, após, haverá o último estágio antes da implementação: o acompanhamento da tramitação dos Projetos de Lei junto à Câmara de Vereadores.

– Convidamos todos a continuar participando, pois é com o engajamento de cada munícipe que conseguiremos avançar com um plano que realmente represente Flores da Cunha e prepare o nosso município para os desafios do futuro – conclui Rosiane.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta