Em seu último ato como vereador suplente, Oscar Francescatto (PL) protocolou um projeto de Decreto Legislativo para conceder a Medalha Mérito Florense ao empresário Itacir Neco Argenta, líder do Grupo Argenta.
O título é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Flores da Cunha. Causou até certa surpresa Neco Argenta ainda não ter sido condecorado.
— Ele já recebeu título de Cidadão Caxiense, já recebeu a medalha Farroupilha da Assembleia Legislativa e nós não vamos reconhecer o que o Neco Argenta representa? O Neco merece muito mais! — declarou o vereador suplente, que se despediu da Câmara na sessão da última segunda-feira (30) junto com a vereadora Sinara Garbin, pois os eleitos do PL, Horácio Rech e Marcelo Golin retornam às suas cadeiras nesta semana.
Neco é presidente do Grupo Argenta, que foi fundado em 1985 e é composto por onze organizações – oito delas dedicadas ao setor de combustíveis e lubrificantes. O principal é a SIM Rede, considerada a maior rede varejista de postos de combustíveis e lojas de conveniências do Brasil, que conta com mais de 5,5 mil funcionários diretos e mantém sua sede em Flores da Cunha justamente pelo envolvimento de comunitário de seu presidente.
A Medalha Mérito Florense é a maior honraria concedida pela Câmara de Vereadores para reconhecer pessoas que contribuem significativamente para a história e cultura de Flores da Cunha. Entre as recentes homenagens prestadas, estão o artesão Luiz Zin, o agricultor Alfeu Scortegagna e o diretor do jornal O Florense, Carlos Raimundo Paviani.
Homenagens
A Câmara de Vereadores se reunirá novamente nesta segunda-feira (7), às 18h, para apreciar duas moções de congratulações. A primeira é de número 13/2025, de autoria do vereador Valdecir Paulus (MDB), que homenageia as defensores da causa animal Neura Rech Calgaro, Justina Inês Sugari e Sandra Brombatti por sua atuação destacada em Flores da Cunha.
Na sequência, a moção 14/2025, do vereador Deivid Schenato (Progressistas), reconhecerá o desempenho do estudante Giancarlo Baggio Orso, que conquistou medalha de prata nacional e medalha de ouro estadual na 17ª Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), bem como premiações em edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).