Início » Flores da Cunha deve ter mais uma madrugada com temperatura próxima a -3°C

Flores da Cunha deve ter mais uma madrugada com temperatura próxima a -3°C

A forte massa de ar polar que avançou sobre o Rio Grande do Sul é a quarta deste ano e a segunda do inverno
(Foto: Caiani Lopes, divulgação)

Depois de a Estação Climatológica Municipal registrar a temperatura de -3,2oC na madrugada desta terça-feira (1º) e confirmar que a primeira manhã de julho foi, até então, a mais gelada de 2025, a expectativa é para a madrugada desta quarta-feira (2) em que Flores da Cunha pode registrar novamente frio de -3oC. Até então, a manhã mais gelada de 2025 era a última terça-feira (24), quando os termômetros da Estação Climatológica Municipal marcaram -1,4ºC por volta das 7h.

– Nessa quarta-feira (2), a gente ainda tem condições para geada mais generalizada em praticamente todo o Rio Grande do Sul e também na Serra gaúcha. Na quinta-feira (3) também persiste essa possibilidade e na sexta-feira (4) ela começa a diminuir porque que essa massa de ar polar começa a se deslocar para o oceano, mas pontos mais elevados da Serra gaúcha ainda podem contar com formação de geada – informa o meteorologista da Climatempo, Vitor Takao Suganuma.

Uma forte massa de ar polar

De acordo com o meteorologista, este fenômeno iniciou no último final de semana, com a formação em avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul que trouxe, em um primeiro momento, chuva.

– Normalmente o que acontece depois que uma frente fria se afasta é o avanço de uma massa de ar polar, uma massa de ar frio. E aí, essa massa de ar frio está associada a área de alta pressão. Então, a gente chama de alta pressão pós-frontal, que ela vem após o deslocamento da frente fria. Depois que essa frente fria se afastou do Estado gaúcho, essa massa de ar polar, que inclusive é uma forte massa de ar polar, veio associada a uma área de alta pressão – explica Suganuma.

O meteorologista enfatiza que este ar frio causou nevasca histórica no Norte da Argentina, e que a forte massa de ar polar que avançou sobre o Rio Grande do Sul é a quarta deste ano e a segunda do inverno.

– O sistema que está atuando sobre o Rio Grande do Sul neste momento é essa massa de ar polar que está associada a uma área de alta pressão atmosférica. Por isso, desde o começo da semana a gente teve condições para a geada, aconteceu justamente essa geada mais generalizada e, inclusive, a gente foi surpreendido com a ocorrência de neve em alguns pontos mais altos de Santa Catarina – detalha.

Nova onda de frio no fim do mês

Em relação a novos episódios de frio intenso, Suganuma destaca que no final deste mês poderemos voltar a ter temperaturas congelantes com avanço de ar polar potente.

– É claro que é sempre uma projeção. A previsão, com maior horizonte de distância, é sempre algo que pode sofrer alterações conforme forem passando as semanas. Então a gente vai monitorando, mas sim a gente não descarta a ocorrência de novos episódios de frio mais intenso no fim de julho – conclui o meteorologista.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta