A Nova Aliança é uma das finalistas do Top de Marketing ADVB 2025, na categoria bebidas, o principal prêmio de marketing e vendas do mercado empresarial gaúcho. O reconhecimento chega em um momento emblemático para a empresa, que passa por um dos processos de reestruturação mais expressivos do setor vitivinícola da América Latina.
Fundada em 1929, a Nova Aliança é a vinícola cooperativa mais antiga em atividade no Brasil, reunindo mais de 600 famílias cooperadas e representando a união de cinco tradicionais cooperativas da Serra gaúcha.
Transformação estratégica
O processo começou pela reestruturação das equipes técnicas, com a reformulação dos times de Enologia e Agronomia. A partir daí a vinícola deu início a um trabalho abrangente de reposicionamento institucional e de marca.
Entre as principais ações, está a criação da Unidade de Negócios ‘NOVA – Vinícola desde 1929’, voltada à produção de vinhos finos e espumantes. A arquitetura de marcas também foi reorganizada sob o modelo “Branded House”, resgatando atributos como tradição, qualidade e inovação. O redesenho das embalagens reforçou a nova identidade visual, aprimorando a presença dos produtos nos pontos de venda.
A vinícola também investiu fortemente em comunicação e relacionamento com a imprensa, alcançando mais de mil publicações em apenas um ano e ampliando sua presença em feiras e eventos do setor. Paralelamente, os processos de produção, administração e finanças passaram por ajustes fundamentais para sustentar as mudanças implementadas.
— Chegar entre os finalistas do Top de Marketing ADVB é um marco para todos nós. O prêmio reconhece não apenas as mudanças visíveis de marca e produto, mas todo o esforço coletivo do time de colaboradores e das famílias cooperadas da Nova Aliança, que acreditam em nosso potencial para avançarmos como um player relevante no mercado de vinhos finos e espumantes, além de todo ecossistema que já possuímos referente à elaboração de sucos de uva — destacou o CEO da vinícola, Heleno Facchin.
Os resultados da transformação são expressivos: aumento médio de 30% no ticket das linhas premium, crescimento no número de premiações internacionais, com destaque para o título de Melhor Espumante da América Latina conquistado pelo Aliança Moscatel Rosé no Chile, no fim de 2024 além de um salto de 35% no recall espontâneo da marca entre formadores de opinião.
Compromisso sustentável
Além do desempenho de mercado, o case da Nova Aliança também se destaca pelo viés ESG. A vinícola ampliou práticas de governança por meio da gestão compartilhada com os associados, implantou geração de energia solar nas unidades de Farroupilha e Santana do Livramento e intensificou ações sociais, como doações às vítimas das enchentes no RS e a oferta de suco de uva em escolas públicas da Serra. A empresa também lidera a produção de suco de uva orgânico no mundo, estimulando o modelo de cultivo sustentável entre seus cooperados.
Para Janquiel Mesturini, diretor da Agência Gringa (responsável pelo projeto de rebranding) o trabalho foi mais do que técnico: representou um resgate da essência da cooperativa.
— Todo projeto de rebranding, que pensa de forma mais complexa e busca sucesso, provoca um novo aculturamento em toda a estrutura produtiva, de comunicação e comercial. A Nova Aliança viveu isso plenamente. A nova gestão teve visão de buscar essa mudança e tem enorme mérito, pois abraçou a transformação e garantiu que ela fosse implementada de forma verticalizada. Foi também um momento de resgatar sua essência, identificando valores e abrindo novos horizontes que serão agora descobertos pelos consumidores que são os que mais ganharão com mais esta opção de excelência — afirmou Mesturini.
A cerimônia de premiação do Top de Marketing ADVB 2025 deve ocorrer nos próximos meses, reunindo empresas de destaque em diferentes segmentos da economia gaúcha.