Início » Indústria Metalúrgica posiciona Flores da Cunha como um polo industrial em ascensão

Indústria Metalúrgica posiciona Flores da Cunha como um polo industrial em ascensão

Em 2023 os setores que mais contribuíram para o município foram a metalurgia, as bebidas e o comércio
(Foto: Freepik, Divulgação)

O setor da metalurgia destaca-se como um dos principais motores de crescimento econômico de Flores da Cunha. Prova disso é que a indústria é o único segmento a apresentar aumento consecutivo do valor adicionado (VA) nos últimos três anos.

O valor acionado é definido como o valor do produto ou serviço produzido pelas empresas do município, deduzindo o custo dos produtos intermediários comprados dos fornecedores. Isto é, uma métrica que avalia e reflete o valor que cada setor agrega à economia, calculada pela diferença entre o preço final do produto e o custo dos materiais e serviços usados na produção.

De acordo com dados do Perfil Socieconômico 2024, uma publicação da editora Novo Ciclo, em 2023 os setores que mais contribuíram para o município foram a metalurgia, as bebidas e o comércio.

O setor de metalurgia, representado por 20 empresas (veja imagem abaixo) cresceu seu valor acionado de 17,4% em 2021 para 20,5% em 2022 e chegou a 20,7% em 2023. Em 2015, esse setor representava 13,4%.

De acordo com o Coordenador da Câmara Setorial da Metalurgia do Centro Empresarial de Flores da Cunha, Lucas Giotto, a Terra do Galo tem se tornado um importante e atrativo polo industrial.

– Acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento de nossa classe, com muito apoio entre as empresas que acabam por possuir as mesmas necessidades, o associativismo e a nossa união tem feito a diferença nos momentos de instabilidade e dificuldades cotidianas – opinou Giotto.

O economista do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Igor Morais, constata que a indústria da Serra foi responsável pela criação líquida de duas em cada três vagas do setor no Rio Grande do Sul.

– Para a indústria como um todo, e aqui estou falando desde a produção de alimentos até veículos, a Serra mostrou uma boa resiliência em relação ao cenário adverso que foi o ano de 2024 no Estado. Isso apesar dos juros elevados, efeitos das enchentes e aumento de custos – observa Morais.

A indústria metalúrgica local conta com uma presença robusta no mercado nacional e crescente participação nas exportações, o que consolida ainda mais o retrato de expansão econômica do setor, posicionando Flores da Cunha como um polo industrial em ascensão.

As 20 maiores empresas de metalurgia em 2023, de acordo com o Perfil Socioeconômico

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta