Início » Entidades apresentam suas perspectivas para 2025

Entidades apresentam suas perspectivas para 2025

CDL, Centro Empresarial e STR avaliam desafios e apresentam novidades para o ano que se inicia

CDL, Centro Empresarial e STR avaliam desafios e apresentam novidades para o ano que se inicia

O início de cada ano nos convida a fazer um balanço do que passou, analisar conquistas e projetar melhorias — talvez até novos objetivos. Também é assim para empresas e entidades, que aproveitam o começo de 2025 para traçar novas perspectivas. 

Os dados mais recentes do Perfil Socioeconômico de Flores da Cunha apontam que o comércio foi o segmento que mais cresceu no Valor Adicionado do município com um aumento de 27,1% de 2022 para 2023. Diante deste cenário, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) traça perspectivas positivas para 2025.

Entre os desafios, a entidade quer driblar a incerteza do cenário econômico com suas tradicionais campanhas em datas comemorativas, tais como: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, e Natal. Para proporcionar mais interação entre os associados, a entidade também organiza a volta da CDL Jovem. 

O Centro Empresarial, por sua vez, viverá um 2025 simbólico, que marcará os 35 anos da entidade com uma série de ações estratégicas, entre elas está previsto o lançamento de um livro comemorativo que contará a história e destacará as principais contribuições à comunidade local. Também ocorrerá o terceiro InovaFC, evento que tem se fortalecido com o passar dos anos. 

Buscando capacitar o agricultor, neste ano, o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua manterá os cursos profissionalizantes para a agricultura, o ciclo de palestras no interior, os Dias de Campo e as reuniões mensais do grupo de mulheres. Para proporcionar integração entre os associados, será realizado o Encontro da Mulher Rural e a tradicional Festa do Aposentado, além da campanha Pague suas Mensalidades e Concorra a Prêmios.

 

CDL promete “uma entrega marcante para a cidade”

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Flores da Cunha inicia 2025 com a promessa de, até a metade do ano, realizar uma entrega marcante para a cidade. É o que o presidente da entidade pela gestão 2023-2025, Jásser Panizzon, declara sobre o futuro próximo, ainda que faça um suspense sobre o que será. 

Panizzon acredita que, apesar do desafio enfrentado em alguns setores diante da redução do poder de compra do consumidor, da incerteza econômica e acesso ao crédito, as características próprias de Flores da Cunha devem ser consideradas como um aspecto positivo para o novo ano. 

— Vivemos em uma cidade pujante, com uma economia sólida e com perspectivas de crescimento. Isso traz sempre um otimismo para o setor de comércio e serviços, por mais que o cenário nacional aponte para uma desaceleração do crescimento, que em 2024 ficou na casa dos 5%. Incerteza econômica, aumento da Selic e menor oferta de crédito para famílias endividadas podem diminuir o crescimento do setor em 2025 — analisa.

Tendo em vista esse cenário, o presidente da CDL florense destaca que, sob o ponto de vista da relação com os clientes, o desafio está em atrair o consumidor e fidelizá-lo. As empresas precisam ter em mente a necessidade de um bom posicionamento de sua marca e uma estratégia de comunicação.

— Neste ano a CDL irá continuar seu investimento nas campanhas de fomento, na atualização, capacitação e nos benefícios aos associados, com um envolvimento comunitário ainda maior. Também haverá a volta da CDL Jovem, que deve trazer mais interação com os nossos mais de 400 associados — antecipa. 

 

Para celebrar 35 anos, Centro Empresarial prepara programação completa

Este ano será importante para o Centro Empresarial, afinal a entidade completará 35 anos de atuação. Justamente por isso, o presidente da gestão 2024-2025, Gilberto Boscato, revela que diversas atividades estão previstas para os próximos 365 dias.

— Temos uma série de ações estratégicas planejadas, como o lançamento de um livro comemorativo que contará nossa trajetória, conquistas e contribuições para o desenvolvimento econômico local. Realizaremos a terceira edição do InovaFC, evento que fomenta a inovação e o pensamento criativo entre os participantes. Também já está em andamento a reforma da sede e do auditório, que será modernizado para se tornar um espaço de referência para eventos e encontros. Essas iniciativas refletem nosso compromisso em oferecer ferramentas para o crescimento sustentável dos negócios na região — elenca o presidente. 

Além disso, Boscato vislumbra a apresentação do projeto ‘Conexão Empresarial’, que reunirá executivos para debates, promovendo a troca de ideias e o fortalecimento de relações. Também está previsto o lançamento de um podcast, que servirá como um canal direto de comunicação, ampliando o alcance de informações e discussões relevantes.

Em tempos desafiadores, o linha de frente do Centro Empresarial reforça a necessidade de estar sempre atento às transformações do mercado e às novas tecnologias, garantindo soluções inovadoras e relevantes para seus mais de 1,4 mil associados. 

— É fundamental ser assertivo na oferta de cursos e eventos, alinhando as ações às reais necessidades dos empresários. Além disso, a adaptação às práticas sustentáveis e a busca por melhorias contínuas exigem um trabalho pró-ativo, com assessorias especializadas e parcerias estratégicas que proporcionem vantagens competitivas aos negócios representados — conclui Boscato. 

 

Para o STR, o desafio “sempre vai ser a valorização dos produtos”

Além da constante preocupação com o clima, outra aflição dos agricultores está em receber preços justos por seus produtos, que compensem e valorizem o trabalho executado ao longo da safra. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno, reforça que a principal função da entidade é, justamente, de auxiliar a categoria.

— A expectativa é que a gente possa, cada vez mais, estar representando o associado nas suas demandas, para podermos buscar melhorias em toda a nossa agricultura e em todo o nosso interior. Também temos a perspectiva de poder atender cada vez melhor o associado com as demandas dele, a questão do atendimento interno, dos cadastros e de outras atividades que a gente presta — sinaliza o presidente. 

Pagno também enfatiza a recente novidade do STR: a colocação de um elevador na sede, que atende às questões de acessibilidade. Ele destaca, ainda, uma novidade que está prevista para este ano.

— Nós vamos desenvolver um trabalho que consiste na criação de grupos de WhatsApp para aproximar o Sindicato dos seus mais de 3.880 associados (entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua). O objetivo principal é levar informação para todos — esclarece. 

Nesse sentido, o presidente aborda a importância de os associados participarem de eventos promovidos pela entidade, para que tenham o real conhecimento do papel do Sindicato e possam participar de melhorias na profissionalização, a fim de tornar a agricultura mais competitiva. 

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta