A poucos minutos do centro de Flores da Cunha, o bairro Morada do Camping abriga um dos espaços mais acolhedores da região para quem busca lazer ao ar livre: o camping da vindima Alberto Mattioni. Localizado em meio às paisagens encantadoras da Terra do Galo, o camping é símbolo de convivência, descanso e conexão com a natureza.
Mais do que um lugar de lazer, o espaço é um verdadeiro refúgio para famílias e grupos de amigos. A ampla área gramada proporciona o ambiente ideal para atividades ao ar livre, momentos de relaxamento e encontros que fortalecem os laços de quem vive na região.
Com infraestrutura completa, o camping oferece chuveiros com água quente, banheiros bem equipados, pias para lavagem de louças, churrasqueiras cobertas com mesas, wi-fi gratuito, estacionamento interno e energia elétrica 220V para trailers e barracas.
Além disso, o espaço conta com quadras de futebol 7, vôlei e futebol de areia, um salão de festas e quiosques disponíveis para locação. Um bar anexo serve bebidas, lanches e itens para churrasco, facilitando a estadia e ampliando o conforto dos frequentadores.
Um espaço valorizado pela comunidade
aniel Padilha, de 35 anos, que mora no Centro e trabalha como técnico de infraestrutura, é frequentador assíduo do local. Ele acredita que o espaço vai além de um simples ponto de lazer, é um patrimônio da cidade que precisa ser preservado e constantemente aprimorado.
— Gosto de frequentar com minha família e meus amigos principalmente para aproveitar o espaço das churrasqueiras e a quadra de areia. O que mais gostamos de fazer é jogar vôlei de praia e ter esse contato com a natureza — conta.
Além das atividades que costuma praticar, ele destaca a importância do espaço como um dos poucos pontos de lazer acessíveis para a comunidade.
— Eu recomendo o camping porque é um dos poucos espaços que temos hoje em Flores da Cunha que é gratuito e nos proporciona lazer. Temos como praticar esportes, ficar na natureza, as crianças aproveitam o parquinho, as famílias se reúnem. Tem estrutura de banheiros, bar com comidas e bebidas, enfim… precisamos de lugares assim para descansar — destaca Padilha.
Manutenção e investimentos
Apesar de ser um espaço querido pela comunidade, o camping da Vindima enfrenta desafios na manutenção.
— Hoje a estrutura das quadras de areia quase não tem manutenção. A rede e as faixas ficam no tempo e acabam apodrecendo e estragando. A areia não tem manutenção e acaba ficando batida. Daqui a pouco seria legal até se tivesse uma estrutura com telhado para proteger um pouco a quadra. É preciso manutenção frequente, mais areia, equipamentos novos e iluminação das quadras — sugere Padilha.
Além da preocupação com as quadras, há outros pontos da estrutura do camping que, segundo Padilha, precisam ser revistos.
— Foi feita uma reforma no lago e foram retiradas as grades de contenção. Seria importante recolocar, já que uma criança poderia cair ou muitas vezes até a bola dos jogos pode cair no lago. Antigamente podíamos usar a estrutura do camping para acampar e hoje não é mais possível, talvez seja algo a se pensar. Além disso, os cuidadores precisam sempre ficar atentos à limpeza das casinhas e do espaço. Mas, claro, os frequentadores devem ajudar, é o mínimo que podemos fazer para desfrutar do espaço.
Para melhorar a experiência do Camping, a Prefeitura estuda a possibilidade de uma parceria público-privada (PPP), semelhante ao feito com o Mirante Gelain no ano passado. A possibilidade de concessão e a terceirização de serviços dentro do espaço público é analisada dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação.