Início » Campanário da Matriz recebe visitantes durante a Semana do Município

Campanário da Matriz recebe visitantes durante a Semana do Município

Patrimônio e símbolo de Flores da Cunha reabre para visitas guiadas durante os festejos do aniversário de 101 anos
(Foto: Paola Castro)

O cheiro da pedra antiga, o som do sino que parece vir de um tempo mais simples e a vista que emoldura os vinhedos de Flores da Cunha: assim é a experiência de quem visita o Campanário, símbolo do município. Esta experiência poderá ser vivida neste final de semana, um dos raros momentos em que a estrutura estará aberta para visitações, graças a programação especial pelos 101 anos do município.

— A iniciativa de organizar as visitações neste momento tem como objetivo incentivar o turismo cultural, além de proporcionar uma nova experiência aos moradores e visitantes. A organização está sendo conduzida pela Comissão Jovem da Associação Comunitária Fenavindima — explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Mignoni.

— Durante as comemorações dos 101 anos de Flores da Cunha, nosso papel é ajudar a levar a história do nosso Campanário, e de todo o nosso povo, a cada visitante — afirma Deivid Schenato da Silva, presidente da Comissão Jovem da Fenavindima.

A visitação no Campanário durante a Semana do Município ocorrerá no sábado (24), às 9h, 10h, 15h e 16h, e no domingo (25), às 9h, 10h, 14h, 15h, 16h e 17h. Os ingressos serão vendidos presencialmente antes da visita, pelo valor de R$ 15, com pagamento em dinheiro ou Pix. Crianças a partir dos 8 anos podem participar da experiência, desde que acompanhadas de seus responsáveis e mediante aquisição de ingresso.

As visitas são realizadas em grupos de até 15 pessoas, com duração máxima de 45 minutos. Um condutor acompanha os participantes, compartilhando a história da construção do Campanário e das obras de restauro e revitalização realizadas em 2023. Em caso de chuva, a visitação será mantida, mas o acesso ao topo da torre poderá ser restringido por segurança.

 

Nem sempre aberto ao público

O Campanário, construído em 1946 e patrimônio tombado símbolo da fé e do trabalho da comunidade italiana, é o principal cartão-postal de Flores da Cunha, constantemente admirado do lado de fora. Desde o Corpus Christi de 2023, o espaço passou a ser aberto ao público em momentos pontuais, como parte de um esforço da comunidade em aproximar as pessoas da sua história.

A proposta foi retomada nesta celebração dos 101 anos do município de última hora. Tanto que não constava na programação oficial ou divulgações da Semna do Município. Um esforço que teve adesão mesmo sem propaganda: 35 pessoas visitaram o monumento histórico no primeiro final de semana.

A visita ao Campanário, portanto, é um privilégio restrito a quem pode estar no lugar certo e na hora certa.

— O motivo de o Campanário não estar sempre aberto ao público está relacionado à necessidade de acompanhamento técnico durante a visitação, garantindo segurança e preservação do patrimônio. No entanto, estamos avançando em tratativas para concessão do espaço para operação de forma permanente como atrativo turístico e serviço à comunidade — promete o secretário Mignoni.

 

(Foto: Paola Castro)

Uma torre que conta histórias

Durante a Semana do Município, as visitas guiadas ao Campanário naturalmente se tornaram um dos diferenciais da festa. E não é difícil entender o motivo. O interior da torre guarda memórias esculpidas em pedra da pedreira de José Golin, cortadas à mão por pedreiros da Capela Monte Bérico. Os sinos hoje são automáticos, mas o som dos quatro relógios de três metros de diâmetro, fabricados em 1948 e instalados em 1950, ainda reverbera como se chamasse a comunidade para algo maior que o tempo.

O Campanário, projetado por Dr. Vitorino Zani a partir de uma idealização do Frei Eugênio Brugalli, foi construído por construtores como João De Bastiani, Fausto e Benjamin Vezzaro, José Marin e Umberto Menegat, além do apoio de voluntários florenses. Com mais de sete décadas de história, a construção foi iniciada em 6 de outubro de 1946.

— O Campanário e arredores é responsabilidade do Município em parceria firmada com a Paróquia — explica o secretário Mignoni.

Em 2023, após o projeto de Restauro e Requalificação do Campanário coordenado pela Associação de Amigos do Museu Pedro Rossi, o local ganhou nova acessibilidade, sistemas elétricos e de iluminação modernos e intervenções técnicas. Foi a partir desse momento que se tornou possível pensar nas visitas públicas. O projeto foi aprovado em 2021 e teve financiamento pelo Pró-Cultura RS com patrocínio da Móveis Florense, Hidrover e Mineração Florense, e apoio da Prefeitura e da Paróquia.

 

Visita ao Campanário

O quê: Visitação ao campanário durante a Semana do Município
Quando: sábado (24), às 9h, 10h, 15h e 19h, e no domingo (25), às 9h, 10h, 14h, 15h, 16h e 17h
Onde: Campanário da Matriz, na Praça da Bandeira
Quanto: ingressos vendidos presencialmente antes da visita pelo valor de R$ 15, com pagamento em dinheiro ou Pix.
Como: grupos de até 15 pessoas, com duração máxima de 45 minutos. Permitido crianças a partir de 8 anos.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta