Início » Jovens em busca de realizar o seu sonho

Jovens em busca de realizar o seu sonho

Bola Pra Frente participa do Estadual Sub-18, uma vitrine para o futebol profissional
Manu Corrêa esteve observando os jovens talentos no estádio Homero Soldatelli (Foto: Kauan Almeida)

Ser jogador de futebol. Este é o sonho de muitos meninos e meninas de todo o Brasil. Em Flores da Cunha, essa realidade não é diferente. E uma das tantas iniciativas que auxiliam na formação de futuros jogadores é o projeto social Bola Pra Frente, idealizado pelo Instituto Anjos Disfarçados. Próximo ao aniversário de quatro anos, o PBF Esporte Clube está oficialmente confirmado no Campeonato Estadual Sub-18 de Futsal 2025, competição realizada pela Liga Sul-Riograndense de Futsal.

A confirmação veio após a participação da equipe no congresso técnico promovido pela entidade, que definiu os grupos e a estrutura do torneio. A equipe de Flores da Cunha está disposta no Grupo B. A estreia do time está marcada para o dia 31 de maio, na sede do CEPE Canoas. Em seu grupo, também estão o CERCE (Encruzilhada do Sul) e ACEL (São Leopoldo).

Três das quatro equipes avançam para a próxima fase, que será disputada em sistema triangular com times do Grupo A. A competição segue em formato eliminatório até a fase final, disputada em jogos de ida e volta entre os dois finalistas.

A equipe, que tem se destacado pelo trabalho de base nos últimos anos, selecionará seus atletas com base em critérios técnicos e disciplinares. Segundo a coordenadora do projeto, Angela Cardoso, o principal fator para a escolha dos jogadores será o desempenho nos treinamentos, com foco em empenho, dedicação e responsabilidade.

— A escolha dos atletas é realizada por meio do empenho, dedicação e responsabilidade dos atletas com o treinamento, sendo escolhidos os atletas que vem se destacando e se empenhando nos treinamentos. Grande parte dos jogadores já treinavam conosco na campanha do Gauchão de Futsal sub-17 de 2024, e que este ano tem a oportunidade de representar a cidade em uma grande competição — destaca Angela.

Apesar de o campeonato abranger categorias que vão do Sub-9 ao Sub-23, o PBF Esporte Clube participará apenas com sua equipe Sub-18 nesta edição. A decisão, segundo Angela, visa “consolidar um projeto forte e competitivo” na categoria antes de expandir para outras divisões.

Oportunidade e Desenvolvimento

A competição servirá como porta de entrada para muitos destes atletas em busca de concretizar o sonho de ser jogador de futebol. E esta não é a primeira iniciativa da equipe para aproximar os jovens deste sonho.

No dia 1º de abril, esteve visitando a Terra do Galo, a convite de Angela, o olheiro do São Paulo Futebol Clube, Manu Corrêa. O ex-jogador integra o quadro de funcionários do clube paulista como analista de desempenho em busca de captar novos talentos.

— Passamos nos locais e contamos nossa história. Vemos os jovens com os olhos brilhantes, como aqui em Flores. Eu já estive do outro lado, quando criança. Graças a Deus eu consegui realizar o sonho de ser jogador. E confio nessa “gurizada”. Aqui, vocês têm bons talentos e um futuro promissor — enfatiza Corrêa.

Sobre os nomes que levará, de Flores a São Paulo, ele explica que as vezes não é no primeiro contato que o jovem é “captado”.

— Às vezes, na primeira visita, identificamos o talento, mas não é o momento de fazer uma avaliação conosco. Nisso, marcamos uma segunda visita e fazemos um acompanhamento por mais tempo. Talvez, só na terceira oportunidade levamos ele ao CT fazer o teste — explica.

Talento na Prática

O Bola Pra Frente oportunizou, no início do ano, seus jovens a passarem por uma outra peneira. Na ocasião, integrantes da diretoria do Independente, clube de São Mateus do Sul (PR), estiveram em Flores da Cunha. Em meio a vindima, a safra foi boa. O clube paranaense levou mais de 10 jovens promessas da Terra do Galo para realizarem um período de adaptação na estrutura do clube.

Um dos florenses que embarcou rumo ao Paraná foi o jovem Guilherme Steyer, 16 anos, que atua como volante. Gui sempre jogou em Flores, em alguns times nos torneios juniores. Mas recebeu, do projeto Bola Pra Frente, a oportunidade de dar mais um passo rumo a realização de um sonho.

– A experiência está sendo muito positiva para a minha carreira. A adaptação (ao novo clube) foi meio lenta, pois antes eu só jogava futsal e não campo. Porém, antes de vir para o Paraná, o projeto Bola pra Frente fez alguns treinos específicos e intensivos para facilitar esse processo, o que me ajudou muito — afirma Guilherme.

São poucos os que conseguem trilhar um caminho de sucesso no esporte. Principalmente sendo jogador no país do futebol. Mas, por meio de projetos, como este do Instituto Anjos Disfarçados, e tantos outros, a distância tem encurtado dia a dia.

 

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta