Início » Vinícolas florenses são premiadas no Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa

Vinícolas florenses são premiadas no Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa

Flores da Cunha almeja sediar as futuras edições do concurso nacional
Galiotto Moscatel Espumante Rosé (Foto: Vinícola Galiotto/Divulgação)

Que o município de Flores da Cunha carrega o título de maior produtor de vinhos do Brasil não é novidade. Mas a lista de premiações que os rótulos florenses vem conquistando não para de crescer e surpreender os apreciadores da bebida de Baco. É o caso da Vinícola Galiotto, localizada na Linha 60, e da Vinhos Canção – Antonio Basso & Filhos Ltda, sediada no distrito de Mato Perso, que se destacaram no Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM).

A edição deste ano reuniu mais de 180 amostras de vinhos de mesa, enviadas por 48 produtores de diferentes estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Pará.

Na principal categoria, Grande Medalha de Ouro, o destaque ficou para a Vinícola Galiotto, com o Galiotto Moscatel Espumante Rosé. A bebida foi elaborada com blend de uvas Moscato e Alicante Bouschet devidamente selecionadas pelo seu grau de maturação e sanidade. A coloração é rosado leve, com reflexos violáceos, brilhante com perlage fino e constante. Trata-se de um rótulo intenso, jovial, com frescor marcante e acidez equilibrada, além de aromas florais e frutados.

— Temos um sentimento de grande felicidade. Começamos a produzir espumantes dentro da vinícola em 2021, está é a segunda Medalha de Ouro que recebemos com esta linha de moscatéis, isso nos mostra que estamos no caminho certo. Além disso, somos de Flores da Cunha, que é uma referência como cidade maior produtora vinhos do Brasil, e poder representar a cidade com esta premiação nos deixa honrados — comemora o gerente comercial, André Galiotto.

O concurso foi realizado na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), na cidade de Videira (SC), de 22 a 24 de abril. Na oportunidade, jurados brasileiros, incluindo enólogos e jornalistas especializados, provaram as amostras às cegas. O concurso premiou os vinhos, conforme a pontuação em Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.

A vinícola Galiotto também conquistou outras duas premiações no Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa 2025, uma Medalha de Ouro para o Galiotto Branco Seco Niágara e uma de Prata para o Galiotto Branco Seco Lorena.

“O vinho de mesa ainda é subestimado”

Canção Tinto Suave (Foto: Vinhos Canção/Divulgação)
Canção Tinto Meio Seco (Foto: Vinhos Canção/Divulgação)

A Vinhos Canção também representou a Terra do Galo com a conquista de cinco medalhas. Na categoria Ouro, o reconhecimento foi para os vinhos Canção Tinto Meio Seco e Canção Tinto Suave.

— Ambos são vinhos da safra 2024. Eles se destacam pela limpidez e brilho, com coloração vermelho rubi e reflexos violáceos. No nariz, apresentam aromas marcantes de frutas vermelhas maduras, tropicais e uvas passas. No paladar, são intensos e adocicados, com sabor puro e fiel à fruta. São ideais para acompanhar carnes vermelhas, queijos de sabor mais intenso e massas com molhos condimentados — explica o gestor administrativo da vinícola, Mateus Bertuol.

Além disso, a Vinhos Canção foi agraciada com três Medalhas de Prata para os rótulos: Canção Tinto Seco, Canção Tinto Suave Bordô e Canção Branco Seco.

– É um sentimento de orgulho e, acima de tudo, de união. Para nós, da Vinhos Canção, essa conquista representa o resultado de um trabalho coletivo, que começa lá no cultivo das uvas e vai até o cuidado final com o consumidor. Cada medalha reflete o comprometimento e a dedicação de toda a equipe. Essa premiação reforça a importância e o valor do vinho de mesa, que muitas vezes ainda é subestimado. É preciso reconhecer que ele também exige tecnologia, técnica e muito cuidado em sua elaboração, tanto quanto os vinhos finos — enaltece Bertuol.

A cerimônia de entrega das premiações será no dia 23 de junho, na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, com a presença de produtores e especialistas do setor.

Futuro em Flores da Cunha?

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, e o secretário da Agricultura, Jamur Mascarello, estiveram presentes no Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa. Na oportunidade os secretários conheceram a estrutura, os critérios técnicos de avaliação e fortaleceram a relação com os organizadores do evento, afinal, Flores da Cunha almeja sediar as futuras edições do concurso.

A possibilidade está sendo debatida junto a entidades do setor vitivinícola e aos organizadores. O anúncio da sede de 2026 será feito na cerimônia de entrega das premiações, no dia 23 de junho em Bento Gonçalves.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta