A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) destinou R$ 281,4 milhões à infraestrutura viária durante o segundo ano de concessão das rodovias que administra entre o Vale do Caí e a Serra gaúcha. O valor foi aplicado em ações emergenciais provocadas pelas chuvas de abril e maio de 2024, além de iniciativas voltadas à modernização, segurança, manutenção e tecnologia nas estradas.
O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, destacou que o período foi marcado por desafios climáticos severos, que isolaram cidades, comprometeram acessos e exigiram respostas ágeis.
— Trabalhamos com resiliência, agilidade e com esforço técnico e financeiro de grandes proporções. Foram 159 pontos em rodovias com danos que não teriam como ser previstos. Boa parte do valor desembolsado foi destinado à recuperação emergencial da infraestrutura viária. As obras exigiram ações rápidas e coordenadas para restabelecer o fluxo em regiões críticas — afirma.
Entre as intervenções de maior impacto, está a construção e liberação de um desvio emergencial na ERS-122, em Antônio Prado, apenas cinco dias após os deslizamentos que isolaram a Serra gaúcha. Também houve remoção de barreiras em trechos da BRS-470 e ERS-446, além de obras entre os km 39 e 44 da ERS-122, em Farroupilha.
A concessionária conseguiu restabelecer, em apenas 17 dias, o principal eixo de ligação entre Porto Alegre e Caxias do Sul, facilitando o transporte de insumos e ajuda humanitária durante a inoperância do Aeroporto Salgado Filho.
Modernização e segurança viária avançam
No campo da sinalização, foram implantados 280 mil m² de pintura horizontal e 77 mil tachões refletivos. A estruturação de uma fábrica própria permitiu a produção de 1,8 mil placas e dispositivos de contenção, enquanto as Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade (LERV) foram implementadas em pontos críticos da ERS-122.
De acordo com o diretor Operacional da CSG, Cleber Zanette dos Santos, todos os investimentos contratuais foram entregues no prazo. Ele ressalta que há ações em curso voltadas à prevenção de riscos futuros.
— Quando se trata de investimentos procuramos sempre planejar ações que, de alguma forma, possam beneficiar a população e ao mesmo tempo nos ajudam a prever futuras melhorias e riscos. Um exemplo são as estações meteorológicas, que servem para colher dados sobre o clima, assim podemos estar à frente e evitar danos maiores em caso se catástrofes climáticas como ocorreu em 2024 — afirma Santos.
Foram instaladas seis estações meteorológicas, seis painéis de mensagens variáveis, 42 unidades do Sistema de Análise de Tráfego (SAT) e 55 controladores de velocidade. A parceria com a operadora TIM também garantiu cobertura 4G em 96% da malha viária concedida, com 58 torres revitalizadas e 10 novas antenas.
Manutenção e atendimento intensificados
A CSG realizou, em 2024, 26 milhões de m² de roçada, 147 km de poda alta e 31 mil metros de limpeza de drenagem. A recuperação do pavimento somou 280 mil m², com instalação de 18 mil metros de drenos. Obras de Arte Especiais, como pontes e viadutos, passaram por 41 mil m² de reabilitação, incluindo a substituição de 8,7 mil metros de guarda-corpos e barreiras de concreto.
Entre os principais projetos estruturais está a duplicação da ponte sobre o Arroio Tega, no km 73,8 da ERS-122, com 267 metros de extensão e investimento de R$ 50 milhões, integrada à duplicação do contorno norte de Caxias do Sul.
No atendimento ao usuário, a frota operacional da concessionária registrou 11.109 acionamentos, sendo 352 clínicos, 1,8 mil emergenciais e 8,9 mil por panes mecânicas ou elétricas. Mais de 150 mil pessoas receberam orientações sobre o funcionamento da concessão, com destaque para o sistema de pedágio eletrônico.
A CSG também repassou mais de R$ 50 milhões em tributos a 18 municípios da região, por meio do ISS e outras contribuições, reforçando o impacto econômico positivo da concessão na arrecadação e sustentabilidade fiscal local.