As futuras edições do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM) têm a possibilidade de serem sediadas em Flores da Cunha. Esta é uma avaliação em andamento pela prefeitura municipal após a visita técnica dos secretários municipais Tiago Centenaro Mignoni, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e Jamur Mascarello, da Secretaria da Agricultura, ao evento no último final de semana (22 a 24 de abril), em Videira (SC).
Delegados pelo prefeito César Ulian, os secretários acompanharam a realização do concurso na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). O objetivo foi conhecer a estrutura, os critérios técnicos de avaliação e fortalecer a relação com os organizadores do evento.
A edição deste ano reuniu mais de 180 amostras de vinhos de mesa, enviadas por 48 produtores de diferentes estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Pará. O corpo de jurados foi composto por enólogos, pesquisadores e jornalistas especializados, com reconhecimento nacional e internacional.
Segundo o secretário Mignoni, a visita foi essencial para entender a dimensão do concurso.
— Conhecemos de perto a operação, pudemos estreitar o relacionamento entre Flores da Cunha e a organização do evento que, inclusive, é de alcance nacional e, principalmente, realizamos uma análise técnica sobre a viabilidade de sediarmos futuras edições do concurso no município — afirma.
Para Mascarello, o CBVM é uma oportunidade estratégica para valorizar o setor.
— Este concurso ressalta a qualidade técnica e o cuidado dos produtores com cada etapa do processo – do vinhedo à taça. Também foi uma oportunidade ideal para termos aprendizado que podem ser levados aos nossos agricultores — destaca.
A possibilidade de Flores da Cunha sediar o concurso deve ser debatida junto a entidades do setor vitivinícola e aos organizadores nos próximos meses.