Vereadores da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos realizaram uma vistoria na obra de ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, na área central de Flores da Cunha, que se encontra em fase final. A visita na tarde desta quinta-feira (24) teve como objetivo acompanhar de perto o andamento dos trabalhos, que avançam para a conclusão da pintura interna e dos acabamentos.
A fiscalização contou com a presença dos vereadores Diego Tonet (Progressistas), presidente da comissão, Claudimir Kremer (MDB) e Marcelo Golin (PL). Também acompanharam a comitiva a secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, a secretária de Planejamento, Rosiane Machado Pradella, a engenheira civil Jamila Maschio Marcarini e o mestre de obras da empresa Exponencial Engenharia, Roberto Cardoso.
Após a finalização da etapa atual, será realizada a instalação de equipamentos e mobiliário. O novo espaço ampliado oferecerá atendimentos especializados nas áreas de saúde da mulher, pediatria, psicologia, nutrição e odontologia.
Saiba porque a obra atrasou
A ampliação do Centro de Saúde que começou em 2022 e conta com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões foi dividida em duas partes, cada uma com uma empresa contratada diferente. A primeira, para a fase inicial da obra, concluiu os serviços em 2022.
A empresa responsável pela segunda parte é a DRZ Construtora, de Caxias do Sul, que foi a notificada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) devido às irregularidades, o que levou ao embargo da obra em fevereiro de 2023.
— É uma obra que, sim, teve uma intervenção por uma denúncia. O início foi por causa de um funcionário que não estava vinculado à empresa terceirizada que executou a obra. Então, tivemos que fazer várias adequações depois para dar o segmento na obra e isso atrasou (a conclusão). Agora, está em fase de finalização e logo estará disponível (à população). Nossa ideia é o quanto antes. A parte de equipamentos está toda organizada, tudo já comprado e licitado. Então, eu vejo (a entrega) como ainda no primeiro semestre — espera a secretária de Sáude.
A ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi deve ser concluída ainda neste primeiro semestre.