O prazo para inscrições na Tarde de Campo encerra nesta segunda-feira (7). O evento é gratuito e ocorrerá na próxima quarta-feira (9), em Flores da Cunha. Voltado para viticultores da região, o encontro será uma oportunidade para discutir inovações tecnológicas, com foco no uso de drones para a pulverização nos vinhedos, um recurso cada vez mais utilizado pelos produtores locais.
A Vinícola Molardi, localizada em Flores da Cunha, já adota a tecnologia dos drones para otimizar a produção de seus 10 hectares de parreiral. Ricardo Molardi, enólogo e engenheiro químico, destaca os benefícios trazidos pelos drones, que reduziram em 75% o tempo necessário para a pulverização, de 20 para apenas 5 horas.
— Antes, levava em torno de 20 horas para fazer a aplicação. Hoje, levo aproximadamente cinco horas. Mas, o principal fator que me levou a adquirir drone no lugar de um trator foi a segurança. Você não utiliza um equipamento que pode tombar e provocar um acidente. E tem a questão da saúde, pois você não tem mais o contato com o agroquímico: agrotóxicos e inseticidas — destaca Molardi.
Jamur Mascarello, secretário de Agricultura de Flores da Cunha, aponta o crescente interesse e investimento dos viticultores em tecnologia.
— A importância está na precisão que os drones dão, uma aplicação muito mais tecnológica. Mas, o fundamental é que ele evita o contato do agricultor com os agrotóxicos, remotamente controlando a aplicação. A gente está vendo o investimento dos produtores em colheita mecanizada. Começou alguns anos atrás, nos pulverizadores, o que foi um avanço e agora tem que continuar a evolução — opina o secretário.
Mascarello também menciona um levantamento realizado com produtores locais, onde muitos expressaram dúvidas sobre os tratamentos a serem utilizados com drones, questão que será abordada por Fábio Rossi Cavalcanti, pesquisador da Embrapa, durante o evento.
A programação da Tarde de Campo contará com palestras, rodas de conversa e demonstrações práticas, incluindo uma apresentação sobre a aplicação de drones nos vinhedos. Entre os palestrantes estarão especialistas como Paulo Tesser, Dra. Maria Rita Palattella e Fábio Rossi Cavalcanti.
As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (7), pelo WhatsApp da Secretaria de Agricultura, pelo número (54) 99625-7448.