A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) – Seccional Serra Gaúcha lançou na quarta-feira (2) o livro “Comunicadores da Serra Gaúcha: Os 155 homenageados com o Troféu Ari Serra Gaúcha – Seccional da Associação Riograndense de Imprensa nos 16 anos de existência da distinção (2008 – 2024)”. O evento ocorreu no Recreio da Juventude, em Caxias do Sul.
A obra conta com nomes de profissionais florenses também:
- Alessandra Muraro;
- Carlos R. Paviani;
- Fernanda Vanelli;
- Juliano Carpeggiani;
- Leila Cemin;
- Maria Teresa Z. Fortuna;
- Moacir P. Molon;
- Ricardo Bacana Vignatti;
- Rosa Ana Bisanella.
A ideia da homenagem é destacar os comunicadores premiados com o Troféu Ari Serra Gaúcha de 2008 até os dias de hoje, a obra funciona de forma autobiográfica contando a trajetória de cada um dos 155 profissionais em suas carreiras. O livro corresponde a um projeto desenvolvido na gestão de 2022-2024 do grupo, conduzida pela presidente Vania Marta Espeiorini e pela vice Juliana Bevilaqua.
Para acessar o livro, confira o PDF através do link.
Troféu ARI Serra Gaúcha
O Troféu ARI Serra Gaúcha visa a valorização da imprensa, trazendo a participação da Comunicação na comunidade. A primeira premiação ocorreu no ano de 2008 na gestão de Milton Corlatti, sendo concedido a seis homenageados, e até os dias de hoje é um prêmio destaque na área da Comunicação na Serra Gaúcha, tendo premiado 155 comunicadores.
O grupo Ari ou Associação Riograndense de Imprensa foi fundado em 19 de dezembro de 1935 na cidade de Porto Alegre por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como presidente Érico Veríssimo. Na Serra Gaúcha estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini, contando com o apoio de outros 17 profissionais da área da Comunicação. Não possui caráter sindical e se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.