A remoção dos canteiros centrais da avenida 25 de Julho, em Flores da Cunha, iniciada na manhã desta segunda-feira (24) causou surpresa aos moradores e comerciantes próximos. De acordo com a prefeitura, esta era uma demanda antiga e por isso foi antecipada, afinal está prevista no projeto de requalificação da principal avenida do município — que tem a licitação da primeira etapa prevista para abril.
O início das obras despertou curiosidade de quem passava pelo local. Adriane Fátima Marquedo, 49 anos, considera que a retirada dos canteiros pode melhorar a segurança para motoristas na hora de estacionar.
— Eu acho que fica melhor retirar os canteiros e fazer a obra que o prefeito quer. Flores da Cunha está crescendo e acho que vai ser bom. Como tem os estacionamentos, fica pouco espaço. Eu trabalho na Caixa e já vi várias batidas porque os motoristas não conseguiam sair direito. Sem os canteiros, vai ficar melhor — opina.
Opinião compartilhada por William de Souza Gonçalvez, 25 , que acredita que a mudança trará benefícios, especialmente para a visibilidade nos cruzamentos.
— Eu sou a favor, porque assim tem mais espaço para os carros se movimentarem e também uma pista melhor. Volta e meia tinha gente que parava ali porque não conseguia ver o carro vindo no cruzamento. Fica mais bonito também, maior e mais espaçoso — reitera.
Também há opiniões contrárias a remoção do canteiro. Janine Rodrigues da Silva, 47, teme que a mudança aumente os riscos de acidentes.
— Sou contra! Pra que fazer isso? Agora vão bater carro. Antes estava mais bonito, com as flores, o jardinzinho, agora tá tudo assim, uma moda louca. Agora um carro vai bater com o outro, ninguém mais respeita ninguém — aponta.
O diretor de Trânsito de Flores da Cunha, Valdomiro Viasiminski, 65, afirma que a maior parte da população aprova a mudança.
— Eu moro em Flores da Cunha há 45 anos e, pelo que vi e ouvi, pelo menos 90% da população apoia a remoção dos canteiros. Muitos moradores solicitaram essa alteração devido aos transtornos causados no trânsito — alega o diretor.
A remoção dos canteiros foram realizadas nesta segunda-feira (24) e a pavimentação deverá ser concluída até a tarde de terça-feira. Já a sinalização (pintura) será realizada na semana que vem, conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.