Home Destaque Vereadores Por Um Dia apresentam sugestões para uma Flores da Cunha melhor

Vereadores Por Um Dia apresentam sugestões para uma Flores da Cunha melhor

Sessão Plenária do Estudante reuniu 13 participantes no plenário da Câmara de Vereadores
(Foto: Júnior Port de Oliveira)

Incentivar uma maior participação dos jovens na política para que eles se transformem em cidadãos atuantes no futuro. Este é apenas um dos objetivos da 22ª edição do programa Vereador Por Um Dia que, neste ano, contou com a participação de 13 estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental nas escolas sediadas em Flores da Cunha.

Entre as atividades desenvolvidas, os jovens aprofundaram o conhecimento sobre o funcionamento da Câmara de Vereadores, fizeram um passeio de integração em Porto Alegre, onde visitaram a Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini.

Mas o momento mais aguardado ocorreu na noite desta quarta-feira (19), ocasião em que foi realiza a Sessão Plenária do Estudante, no plenário da Casa Legislativa Raymundo Paviani.

(Este) é um momento que simboliza não apenas a participação da juventude na vida pública, mas também a valorização da cidadania, do diálogo e da formação de lideranças que constroem o futuro de nossa comunidade, e essa liderança começa lá dentro da sala de aula, é o primeiro passo. Hoje, ao abrirmos esse espaço para que estudantes vivenciem o ambiente legislativo, reafirmamos o compromisso dessa Casa com a educação, com a democracia e com a formação de jovens conscientes de seu papel social. Vocês não estão aqui apenas para observar, estão aqui para participar, refletir, propor e vivenciar a responsabilidade de representar uma comunidade, isso é grande, é simbólico e transforma – proferiu o líder da bancada do MDB, Valdecir Paulus, em nome do Legislativo florense.

O prefeito municipal, César Ulian, também se manifestou em nome do Executivo e destacou o protagonismo dos jovens:

– Vocês são rostos conhecidos, vocês já se destacam aonde quer que vocês estejam. Vocês já representam a turma, a escola, a família, a liderança que vocês estão engajados, vocês já são diferenciados e nos enchem de orgulho. A gente tem a certeza que em breve vocês estarão nos nossos lugares, seja no poder público, mas também seja onde quer que vocês estejam. Essa oportunidade que vocês estão tendo aqui, sem dúvida nenhuma é transformadora e impulsionadora para a vida de vocês. A gente sabe o quanto a gente defende a educação e quanto a gente coloca a educação como principal pilar. Dentro de uma obrigação, vamos dizer assim, de investirmos 25% do orçamento a gente já está beirando os 32% porque ali a agente acredita que é a base de tudo.

Após os pronunciamentos teve início a Sessão Plenária do Estudante, oportunidade em que os jovens puderam apresentar suas indicações e sugerir melhorias para suas escolas e comunidades.

Entre as propostas defendidas está a da vereadora por um dia Débora Mazzarotto, que sugeriu a criação de um projeto de lei que destine verba específica para o tombamento e restauração do prédio histórico da Escola São José, construído em 1914 pelas Irmãs de São José, e que hoje está bastante degradado, colocando sua estrutura em risco.

– Esta proposta expressa não apenas uma preocupação pessoal, mas um sentimento coletivo de pertencimento, responsabilidade e valorização da história, da memória e da identidade da nossa cidade – enalteceu Débora ao fazer uso da tribuna.

Outra indicação que chamou a atenção foi a do jovem Henrique Walter de Bastiani, que propôs a criação do Conselho Jovem de Educação de Flores da Cunha.

– A proposta nasce da ideia de que a educação não acontece apenas nas salas de aula, mas também no diálogo, na participação e no exercício da cidadania. Nós, estudantes, vivemos diariamente a realidade das escolas, conhecemos seus desafios, suas necessidades e também seus potenciais, por isso acredito que nossa voz precisa ser ouvida na construção de políticas públicas educacionais do município – frisou Henrique no grande expediente.

Também se destacaram as indicações da vereadora Érica Censi que apresentou a necessidade de alargamento e término da pavimentação da estrada que liga os distritos de Mato Perso e Otávio Rocha; e do vereador Gean Vitor Giotti Manica, que sugeriu a instalação de bicicletários nas escolas, garantindo maior segurança aos alunos que utilizam a bicicleta para se deslocar até a escola.

As propostas apresentadas pelos vereadores por um dia nesta sessão retrataram as necessidades das escolas participantes, das comunidades e do município como um todo.

– Líderes pensam e falam sobre as soluções, seguidores pensam e falam sobre os problemas. Sejam líderes, deem sugestões, manifestem-se, ajudem a solucionar os problemas. Sejam luz na vida das pessoas, façam a diferença por onde passarem – finalizou a presidente da Sessão Plenária do Estudante, Morgana Gaio Bernardi. 

Vereadores Por Um Dia 2025

  • Débora Mazzarotto (Escola São José)
  • Dhyulia Buffon da Rocha (Escola Tancredo de Almeida Neves)
  • Emily Picolotto Pawlak (Escola Benjamin Constant)
  • Érica Censi (Escola Antônio de Souza Neto)
  • Gabrielly Pereira do Monte (Escola Frei Caneca)
  • Gean Vitor Giotti Manica (Escola Antônio Soldatelli)
  • Henrique Walter de Bastiani (Escola Interativa) – vice-presidente
  • Isadora Valandro (Escola São Rafael)
  • Moisés Souto Matos (Escola 1° de Maio)
  • Morgana Gaio Bernardi (Escola Francisco Zilli) – presidente
  • Nicolas Vuelma (Escola Pedro Cecconello)
  • Priscila Hochscheidt Regner (Escola Professor Targa) – 1ª secretária
  • Vitória Zampieri Chiarani (Escola Rio Branco)

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta