Otávio Rocha sempre se destacou por suas festividades. Em 1966 o distrito realizou a primeira Festa Paroquial da Uva, hoje Fecouva, e era exemplo de enoturismo através da Vinícola Slaviero, que levava até a comunidade muitos turistas.
r
Conforme o historiador e filho da comunidade, Floriano Molon, Otávio Rocha entrou num período de estagnação e muitas famílias tiveram que sair da localidade em busca de emprego após o encerramento das atividades da vinícola. “Com a criação da Associação dos Amigos de Otávio Rocha, foram feitas diversas reuniões para buscar de novo o desenvolvimento. Assim, em 1973, para assinalar a posse do subprefeito de Otávio Rocha, Ivo Pienegonda, deu-se uma maior envergadura à solenidade incluindo uma programação popular com a festa do Dia do Colono e Motorista, em 25 de julho de 1973”, conta Molon, destacando que desde a primeira festividade um numeroso público assistiu a celebração, participou do almoço e conferiu diversas atrações, como a apresentação de paraquedistas.
r
Nascia ali a festa em homenagem ao colono e motorista, evento que a Associação de Amigos de Otavio Rocha organiza até os dias atuais. “Lembro que, desde criança, a minha família sempre participou da Festa da Colônia que homenageia os colonos e motoristas, um evento muito importante, pois o distrito de Otavio Rocha tem suas raízes fortes na agricultura”, destaca o presidente da Associação, Ademir Barp.
r
A tradicional Festa da Colônia, que em 2021 chegou a sua 47ª edição, a cada ano crescia em admiração e presença. “A par da festa e suas atrações, começamos a receber também as autoridades municipais e estaduais e foram assim encaminhadas diversas reivindicações. Praticamente não teve ano que não tivesse alguma inauguração de obra comunitária, melhorando a vida dos moradores e estimulando o pequeno comércio, em especial de produtos agrícolas, do artesanato e relacionado à culinária”, destaca Floriano Molon, que diversas vezes presidiu a Associação Comunitária de Otávio Rocha.
r
r
As reivindicações
r
Toda celebração da Festa da Colônia foi aliada a conquistas da comunidade. “As mais significativas foram, sem dúvida, a abertura de diversos poços artesianos e o encanamento de água potável. Antes, tudo dependia de mangueiras e nascentes”, destaca Floriano Molon.
r
O atual presidente da Associação dos Amigos de Otávio Rocha, Ademir Barp, também corrobora com a conquista, relatando que com a chegada da água potável tudo começou a se desenvolver, principalmente a área urbana.
r
Com a festa, também vieram melhorias nas estradas, asfaltos, telefones comunitários, telefones DDD, posto bancário, a Praça Regional da Uva, o Parque da Gruta, o novo Salão Paroquial, a restauração do Casarão dos Veronese, o Museu Padre Alberto Lamonatto, entre tantas outras conquistas. “Otávio Rocha, devagar, foi manchete em diversos anos com a Festa do Colono e Motorista. Valorizou-se a música, a religiosidade, a culinária, homenageou-se diversas categorias, como os imigrantes, carreteiros, os avós e sobremaneira a produção de uvas e vinhos”, revela Molon.
r
E neste ano não poderia ser diferente: a inauguração do posto bancário da Cresol estava na programação do último domingo, dia 25, durante a comemoração da 47ª Festa da Colônia.
r
Barp, durante cerimônia de abertura da cooperativa, relembrou os feitos a partir da Festa da Colônia. “Foram várias conquistas ao longo desses anos e, neste ano, não poderia ser diferente”, enfatizou o presidente que garante: “Hoje é difícil imaginar Otávio Rocha sem promover o evento que homenageia o colono e o motorista. Já faz parte da nossa cultura”.
r
r
A visibilidade
r
“A Festa da Colônia tem uma ampla receptividade e foi responsável pela união e mobilização da região do distrito buscando as suas melhorias”, destaca Floriano Molon. Mas também é visivelmente reconhecida durante a Festa Colonial da Uva e Moranguinhos – Fecouva – que ocorre a cada quatro anos no distrito.
r
A Fecouva está programada para acontecer em 2022 e a festa já conta com seis embaixatrizes que realizam o pré-concurso. A escolha da rainha e das princesas ainda não tem data para acontecer.
r
Molon ainda destaca que o distrito já foi palco de muitos acontecimentos e tem diversos atrativos turísticos. “Otávio Rocha tem a sua bela história e a colaboração muito interessante da comunidade em todas as iniciativas. Espera-se que continue a crescer e servir ao seu povo e visitantes”, finaliza.
r
r



r
r
r
r
Uma festa diferente, mas com os mesmos princípios
r
O ano de 2021 foi marcado pela volta da tradicional Festa da Colônia que, em 2020, não pôde ser realizada por motivos da pandemia.
r
No último domingo, dia 25, dia do Colono e Motorista, uma celebração com número reduzido de pessoas ocorreu na Igreja Matriz do distrito. Após, teve a tradicional bênção dos tratores, que, em fila, percorreram a frente da Igreja.
r
O almoço com o prato típico de Flores da Cunha, o menarosto, foi realizado em formato drive-thru. “Nesse ano, a Festa da Colônia de Otávio Rocha chegou a sua 47ª edição, não no modelo tradicional, por causa da pandemia, mas mesmo assim repetindo o sucesso dos anos anteriores”, finaliza o presidente da Associação, Ademir Barp.
r
r
r

