Sabe aquela pequena lembrança, ou mesmo um presente mais caro que você, consumidor, sempre faz questão de dar à sua mãe? Essa atitude contribuiu para que as vendas do mês de maio registrassem um crescimento de 6,74% na comparação com abril. As comemorações em homenagem às mães, que historicamente ficam atrás apenas das comercializações para o Natal, também foram levemente superiores às do ano passado, com incremento de 1,14%, em relação ao mesmo mês de 2020. No ano, a retração acumulada é de 11,28% e, no acumulado de 12 meses, o resultado fechou com índice negativo de 14,87%.
r
r
O desempenho econômico de Caxias do Sul foi divulgado pela CDL, em coletiva de imprensa online junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), na quinta-feira, dia 8. O levantamento é realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias e mostra, pelo quinto mês consecutivo, aumento no número de empregos, com saldo positivo de 543 vagas, sendo 227 no comércio.
r
r
O assessor de economia e estatística da entidade, Mosár Leandro Ness, atribui o bom desempenho ao movimento registrado às vésperas do Dia das Mães, que superou as expectativas mais otimistas.
r
r
O gerente administrativo financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, também demonstra otimismo ao analisar os dados do Termômetro de Vendas. Para ele, além das datas comemorativas, a confiança dos lojistas e dos consumidores está aumentando, o que contribui para o crescimento na procura por crédito, no saldo de empregos e para uma retomada geral da economia.
r
r
O Termômetro de Vendas mostra crescimento geral tanto no ramo duro como no ramo mole. No ramo duro, a variação entre maio e abril de 2021 registrou um aumento de 5,56%. O desempenho positivo ocorreu nos setores de Informática e Telefonia (22,87%), Automóveis, Caminhões e Autopeças novos (8,28%), Material de Construção (4,57%) e Eletrodomésticos, Móveis e Bazar (1,98%). Já o resultado negativo ficou nos segmentos de Materiais Elétricos (-9,60%), Óticas, Joalherias e Relojoarias (-0,96%) e Implementos Agrícolas (-0,50%).
r
r
No ramo mole, a variação entre maio e abril de 2021 foi de 11,43%. Em maio, o desempenho ficou positivo para os segmentos de Vestuário, Calçados e Tecidos (27,28%), Livraria, Papelaria e Brinquedos (0,30%) e Farmácias (8,56%). O resultado negativo foi registrado na categoria de produtos químicos, com -2,33%.
r

