O Programa Bel Viver nasceu para contribuir com um processo de envelhecimento saudável no município de Nova Pádua. Desde agosto de 2019 até março de 2020, atividades físicas preventivas em saúde e de convivência social reuniram os idosos do município semanalmente.
r
r
O atual contexto de pandemia, isolamento social e paralisação de serviços, suspenderam as atividades do Programa Bel Viver. “Quando a pessoa é forçada a ficar em casa sentimentos como ansiedade, solidão, tristeza, insegurança e depressão podem afetar a saúde mental e física da população. Pertencentes aos grupos de risco, os idosos carregam ainda maior preocupação diante de uma doença que ainda não tem cura e que está causando tantos óbitos ao redor do mundo”, enfatiza a administração pública.
r
r
Diante do contexto, o mês de julho iniciou com a retomada virtual das atividades. Foi criado um grupo no WhatsApp, onde são postados dois vídeos semanais de exercícios físicos orientados pela educadora física Luciana Pulino Tassio Sescia.
r
r
Além do mais, quinzenalmente são realizadas reuniões online onde as profissionais de saúde discutem com os participantes assuntos relacionados à vida e a prevenção. De acordo com a assistente social, lotada na Secretaria da Saúde, Nives Sirena, este é o momento de usar a tecnologia para fortalecer vínculos e promover a saúde.
r

