Início » Com 10 Pontos de Entrega Voluntária, programa “Vidro Vira Vidro” foi lançado em Flores da Cunha

Com 10 Pontos de Entrega Voluntária, programa “Vidro Vira Vidro” foi lançado em Flores da Cunha

Parceria com a empresa Verallia visa incentivar o descarte correto e permitir a reciclagem de 100% dos vidros
Descarte simbólico foi realizado na manhã desta quarta-feira (Foto: Karine Bergozza)

Flores da Cunha caminha ao encontro da sustentabilidade. O lançamento do programa “Vidro Vira Vidro”, na manhã desta quarta-feira (22) em frente à Prefeitura Municipal, marcou um novo passo na destinação correta e na reciclagem do vidro. Para incentivar à comunidade a realizar um descarte consciente, o município passa a contar com 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidro, localizados na área central, urbana e bairros (confira a relação abaixo).

– O nosso propósito corporativo global é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Então isso pauta as nossas ações do dia a dia. O vidro é um material 100% reciclável, pode ser reciclado infinitas vezes sem nenhuma perda no processo. 1 quilo de vidro antigo vira 1 quilo de vidro novo. Isso significa uma redução significativa na extração de matérias primas de meio-ambiente, redução nas emissões de CO2 e menor consumo de energia – proferiu Gabriela Lutti, representante da Verallia, ao mesmo tempo em que explicou que a empresa é uma das maiores produtoras de embalagens de vidro do mundo, uma das pioneiras no Brasil e em pleno processo de expansão no Rio Grande do Sul.

A secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente Rosiane Machado Pradella também pronunciou algumas palavras sobre a iniciativa.

(o PEV localizado em frente à Prefeitura) é um dos 10 que estão instalados pela cidade e isso é um avanço significativo para a gente. Às vezes a gente fala que é um sonho porque parece ser uma iniciativa simples, é uma iniciativa simples, mas ela só faz sentido e ela e ela só é possível com os parceiros que fazem tudo isso acontecer. Acho que agora é o momento de começarmos a falar mais sobre esse assunto, a coleta e a reciclagem é sempre um desafio.

(Foto: Karine Bergozza)

Na sequência, o prefeito municipal César Ulian destacou a importância que a ação terá para a educação, que também poderá trabalhar a iniciativa nas escolas e começar a conscientizar os pequenos desde cedo.

– Quando a gente pensa numa cidade sustentável, a gente pensa nessas possibilidades. (E uma delas) é justamente isso, de nós termos pontos para destinação do vidro. Aqui nós somos (o município) maior produtor de vinhos do país e o consumo também é significativo. Então tem muita sobra de garrafa que acaba, muitas vezes, indo para o lixo comum, alguma vai para o reciclado, mas tendo esse local correto tenho certeza que a comunidade também vai se engajar, vai se envolver e a gente vai poder estar contribuindo para o meio-ambiente e contribuindo também com as empresas parceiras. É dessa forma que a gente acredita que as coisas funcionam. Quando a gente se envolve, quando a gente sugere.

Após os pronunciamentos foi realizado o descarte simbólico de embalagens de vidro no PEV em frente ao Centro Administrativo Municipal.

O que e como descartar

Nos PEVs podem ser descartadas garrafas de vidro, frascos de perfume, vidros quebrados, potes e copos. Não há necessidade de colocar os itens em sacolas plásticas, tampouco de escrever avisos como “Cuidado: vidro!”

Não podem ser descartados artigos em cristal ou porcelana, cerâmica e louças, lâmpadas, telas de TV e vidros de medicamentos. É importante salientar que as tampas devem ser descartadas no lixo seletivo.

– A gente tem algumas restrições de vidro, mas praticamente todos podem ser descartados de qualquer forma, quebrados ou inteiros, direto para o PEV. Então o pessoal pode chegar a qualquer momento durante o dia e ir lá descartar, se tiver tampa, a gente instalou já eles (PEVs) próximo aos pontos onde tem container de seletivo para fazer o descarte – explica o biólogo responsável pela Educação Ambiental da Prefeitura, Elias Zientarski Michalski.

Quando as PEVs estiverem cheias uma empresa especializada será acionada para fazer a coleta dos itens de vidro.

– A Verallia tem uma parceria com a VidroFix, que é a empresa que vai fazer a coleta do material. Então, eles vão fazer a coleta aqui quando a gente avisar eles e apontar que os PEVs estão cheios. Eles vêm, fazem a coleta, (encaminham) para a reciclagem e depois vai para indústria da Verallia, onde será transformado em vidro – conclui Michalski, sobre o ciclo do “Vidro Vira Vidro”.

Confira os locais dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs):

  • Rua São José, 2500 – Centro (próximo à Prefeitura Municipal)
  • Rua John Kennedy, 2331 – Centro (próximo ao ponto de táxi da Praça da Bandeira)
  • Rua Borges de Medeiros, 1252 – Centro (próximo à Cheers)
  • Rua Flores da Cunha, 124 – Aparecida (próximo à igreja do bairro)
  • Rua John Kennedy, 1330 – São José (próximo à igreja do bairro)
  • Rua Antônio Soldatelli – Nova Roma (em frente à Escola Antônio Soldatelli)
  • Rua Francisco Ascari, 375 – São Cristóvão (próximo à base do Samu)
  • Rua 5 de Maio, 358 – São Gotardo (ao lado da Escola Professor Pedro Cecconello)
  • Rua Girólamo Mioranza – Travessão Alfredo Chaves (em frente ao salão da comunidade)
  • Estrada Otávio Rocha – Linha 80 (ao lado do salão da comunidade)

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta