Necessidade de união do trade turístico, formatação de produtos, investimento em mídia, estruturação de uma rede de serviços que se comunique, conscientização e mobilização da comunidade e dos empreendedores locais, flexibilização de horários de atendimento nos restaurantes e criação de um posto de informações turísticas, bem como reativar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Em resumo, estes foram alguns dos temas debatidos no Fórum Municipal de Turismo realizado no Tri Hotel Flores da Cunha. Como se percebe, todos sabem o que fazer para o setor se desenvolver – porém, até agora o município continua parado no tempo, se for comparado com outras cidades da Serra.
r
r
O Fórum organizado pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, com apoio do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh), teve como tema Turismo: um negócio de oportunidades. Para estimular o debate foram convidados os empresários Bruna Cristófoli (de Bento Gonçalves), Fernandes Muraro (de Flores da Cunha) e Toni Formaiari (de Veranópolis), que relataram aos participantes seus cases nos segmentos vinícola, de roteiro e de empreendedorismo.
r
r
Qualificação do atendimento, cursos sobre a cultura local, palestras sobre mídias digitais para os empreendedores, formação de guias e oficinas de qualificação para taxistas, atendentes de postos de combustíveis e comércio foram outras ações propostas no evento realizado dia 28 de abril. De posse dessas informações, a Secretaria de Turismo informa que pretende avaliar quais ações podem ser desenvolvidas e quais necessitarão de avaliação mais criteriosa.
r
r
r