Área atingida pelos deslizamentos causados pelas chuvas de maio de 2024. (foto: prefeitura de Nova Pádua)
A prorrogação do prazo para a utilização de R$ 885.763,11, destinados a obras emergenciais contra os deslizamentos causados pelas chuvas do ano passado, foi confirmada após negociações realizadas entre a prefeitura de Nova Pádua e a Defesa Civil Nacional. O recurso, que havia vencido em 5 de janeiro, foi revalidado após um processo de articulação e encaminhamento de pedidos por parte da administração.
As tratativas envolveram a formalização de solicitações por meio de ofícios, e-mails e reuniões institucionais, especialmente com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. A partir dessas interações, foi possível garantir a prorrogação do prazo para o uso do valor até o dia 20 de junho deste ano, possibilitando a continuidade dos projetos previstos.
— Após vários contatos via e-mail, telefonemas e através de contatos políticos em Brasília, conseguimos a prorrogação do prazo. Muito importante, pois sabemos que as benfeitorias já deveriam ter sido executadas, e, obviamente, que se este valor fosse devolvido, precisaríamos despender valor de recursos livres da prefeitura. Ganhamos o prazo e, já na segunda-feira, vamos reunir geólogos, jurídico, biólogos e demais profissionais para darmos início aos trabalhos — prometeu o prefeito Itamar Bernardi Kiko.
O chefe do Executivo também ressalta a importância do investimento nas obras:
— Não sabemos o custo final da obra, mas com certeza este valor será de grande valia para a prefeitura — conclui.
O projeto, ainda a ser detalhado, prevê a contenção e mitigação de impactos causados por chuvas e deslizamentos. Em maio de 2024, mais de 30 famílias precisaram deixar suas moradias diante do risco de desmoronamento próximo à zona urbana paduense.